04/06/2022 às 11h33min - Atualizada em 04/06/2022 às 11h33min

Leopoldina recebe II Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros

Eder Alves - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
O evento no auditório do CEFET contou apresentação do Grupo Pérola Negra (Fotos; PML)
Começou nesta sexta-feira, dia 3, em Leopoldina, na Zona da Mata, o II Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros. O evento tem como principal objetivo preservar a memória e o patrimônio dos Clubes Sociais Negros, propondo ações para reabertura desses clubes no pós-pandemia e sua continuidade.
 
Organizado pela Associação Mineira de Clubes Sociais Negros, com o apoio da prefeitura de Leopoldina e Câmara Municipal de Vereadores, o evento reuniu em sua abertura, realizada no auditório do Cefet, gestores de clubes sociais negros, historiadores, pesquisadores, líderes de movimentos culturais, diversas autoridades e simpatizantes.
 
O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, destacou a importância do município em sediar um encontro que traz uma pauta de extremo interesse de toda a sociedade.
 
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz

"Estamos honrados em fazer parte da agenda do movimento estadual clubista, onde o objetivo é garantir a afirmação e a consolidação de políticas públicas culturais, e apoio ao movimento social negro de Minas Gerais. Reafirmo meu compromisso em trabalhar políticas públicas que apontem soluções para o tema”, pontuou o prefeito.
 
"O significativo apoio do poder público por meio da prefeitura e câmara de vereadores merece reconhecimento. Resgatar esta história é fortalecer o Movimento Negro como um todo", destacou a Presidente da Associação Mineira de Clubes Sociais Negros, Maria Lourdes Ida.  
 

Ainda estiveram presentes na abertura, o secretário de Cultura Alexandre Carlos Moreira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José do Carmo, os vereadores Gilmar Pimentel, Inezinha Xavier, Bernardo Guedes, Didi da Elétrica, o Coordenador Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Cléver Alves Machado, a vice-diretora da UEMG, Dora Stephan, o diretor do Cefet, José Geraldo Ribeiro Júnior, o presidente do Clube Cutubas, Francisco de Assis e o secretário da Associação Mineira de Clubes Negros , Valdir de Paula.
 
O evento de abertura foi finalizado com a apresentação do grupo folclórico Pérola Negra. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »