05/07/2022 às 18h00min - Atualizada em 05/07/2022 às 18h00min

Educação financeira e inclusão racial foram temas do 3º Ciclo de palestras da Câmara Municipal

Saulo Costa e Cláudio Réche Iennaco discorreram sobre os dois temas de grande relevância

Saulo Costa e Cláudio Réche Iennaco
Numa realização da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Leopoldina, a 3ª edição do Ciclo de Palestras aconteceu no dia 27 de junho de 2022. O evento, que integra o Projeto Educação Cidadã, foi realizado no formato híbrido, com transmissão ao vivo no site e no facebook da Câmara.

Na abertura, foram registrados pronunciamentos dos vereadores José do Carmo Fófano – Vice-Presidente da Câmara, e Rodrigo Pimentel – Diretor da Escola do Legislativo. Também prestigiaram o evento os vereadores Gilmar Pimentel, Bernardo Guedes e Maria Inês Xavier, além de Lúcia Horta, Secretária Municipal de Educação, ex-vereadora Lourdes Beatriz, integrantes do Movimento Negro de Leopoldina, alunos da Escola Estadual Professor Botelho Reis, Terezila Barra Silva, Presidente do Conselho Municipal de Educação.  

A primeira palestra foi feita pelo educador financeiro Saulo de Paula Costa sobre o tema “Cinco passos para ativar o seu dinheiro”. Durante sua explanação, a palestrante discorreu sobre a importância da educação financeira e como isso mudou sua vida. Segundo ele, as pessoas são movidas pelo medo e acabam se contentando com o mínimo que a vida pode dar, embora tenham um mundo para conquistar.

Professor da Rede Estadual de Ensino, Saulo Costa apresentou os cinco passos que podem mudar a vida das pessoas, acrescentando explicações, histórias, exemplos, relatos pessoais e dados estatísticos. São eles: crenças e hábitos; fuga do status e antecipação de sonhos; compra de ativos todos os meses da sua vida; organização financeira; procura por novas fontes de renda.

Ao final, o educador financeiro afirmou que nos momentos mais difíceis é que as pessoas vão crescer. “Vai ser mais difícil do que você pensa, mas vai valer mais a pena do que você imagina. Acredite em você”. Em seguida, houve um momento em que o palestrante respondeu às perguntas formuladas pelo público presente.

A segunda palestra foi proferida pelo advogado Claudio Réche Iennaco, professor de Direito da Faculdade Sudamérica, sobre o tema “Contexto histórico das políticas públicas de inclusão racial”. Inicialmente ele reconheceu que o tema é denso, complexo e que causa incômodos. O palestrante, amparado na obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freire, discorreu sobre a formação étnica do povo brasileiro e a tutela aos direitos sociais de inclusão racial.

Especialista em Direito Penal, Claudio Réche Iennaco fez diversas abordagens sobre o tema, tais como: fatores de desequilíbrio racial na sociedade brasileira, a democracia racial no Brasil, contexto histórico da formação da identidade racial brasileira a partir do colonizador branco português, raças formadoras do povo brasileiro, estigmatização pelo trabalho escravo, Lei do ventre livre e do sexagenário, vedação implícita do acesso dos negros aos direitos políticos após a abolição, movimento negro unificado contra a discriminação racial, avanços e dificuldades da democracia racial, acesso do negro aos direitos sociais, afirmação cultural das décadas de 70 e 80, Período Pós Constituição de 1988, Estatuto da Igualdade Racial, Lei das Cotas Raciais, imprescritibilidade da injúria racial.

Em seguida, Cláudio Réche interagiu com o público, respondendo aos questionamentos que foram feitos. O evento foi encerrado pelo vereador Rodrigo Pimentel, Diretor da Escola do Legislativo. Ele enalteceu a qualidade dos temas apresentados e frisou que objetivo deste projeto está sendo alcançado, ou seja, transformar efetivamente a Câmara Municipal num espaço vivo, de interação e de educação.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »