05/10/2014 às 20h40min - Atualizada em 05/10/2014 às 20h46min

Fernando Pimentel é eleito governador de Minas

Hoje em Dia
Ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-Ministro, Pimentel é o novo Governador de Minas. (André Brant/Hoje em Dia)
Com 95,03% dos votos totalizados Fernando Pimentel (PT) foi eleito o governador do estado de Minas Gerais neste domingo. O petista recebeu 52,91% de votos válidos ou 5 milhões de votos. Pimentel acompanhou a apuração dos votos em casa, no bairro Serra, na zona Sul de Belo Horizonte. O candidato Pimenta da Veiga (PSDB) obteve 41,97% dos votos.
 
Com a vitória de Pimentel, o PT retoma o governo do Estado após 12 anos de hegemonia do PSDB. Foram 8 anos comandados pelos tucanos Aécio Neves e outros quatro por Antonio Anastasia. 
 
Perfil
 
Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel nasceu em 1951, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Iniciou sua vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 1970, chegando a ser preso durante a ditadura militar. Seu primeiro cargo político foi o de Secretário da Fazenda na capital mineira em 1993, exercido por três anos, até ser nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral da mesma cidade.
 
Conhecido por ter sido o primeiro Prefeito eleito no primeiro turno na história de Belo Horizonte em 2004, antes disto, foi eleito Vice-Prefeito da capital mineira na chapa de Célio de Castro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »