05/10/2014 às 21h40min - Atualizada em 06/10/2014 às 18h56min

Mais votado em Leopoldina, Fernando Pimentel é o novo governador de Minas

Ele recebeu 12.987 votos dos leopoldinenses

Luiz Otávio Meneghite
Ele acabou com a hegemonia do grupo político de Aécio Neves que governava Minas há 12 anos.

O candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, foi eleito governador do estado no primeiro turno. O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior venceu o adversário Pimenta da Veiga (PSDB).

Fernando Pimentel contou com o apoio do ex-presidente Lula, mas na reta final da campanha contou, principalmente, com a presença da candidata à reeleição, Dilma Rousseff. Somente na última semana Dilma participou de três atos com Pimentel em Belo Horizonte.

Um pouco da história do novo governador

Fernando DaMata Pimentel nasceu no dia 31 de março de 1951, em Belo Horizonte.Sua trajetória política se iniciou na luta contra o regime militar. Em 1970, no Rio Grande do Sul, foi preso pela ditadura, permanecendo detido até 1973.

Após sair da cadeia, Fernando Pimentel ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Economista e professor, ele foi eleito vice-presidente da Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte em 1985. Quatro anos mais tarde, tornou-se presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais.

O primeiro cargo público de Fernando Pimentel foi o de secretário de Fazenda da Prefeitura de belo Horizonte, em 1993, durante o governo de Patrus Ananias. Em 1997, já com Célio de Castro na Prefeitura, Pimentel passou ao cargo de secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral.

Em 2000, ganhou o cargo de vice-prefeito no segundo mandato de Célio de Castro. No ano seguinte, assumiu a prefeitura após o afastamento do titular por problemas de saúde.

A presença na Prefeitura se estendeu até 2008 já que, em 2004, Fernando Pimentel foi reeleito por mais quatro anos à frente do Executivo municipal.

No ano de 2010, Fernando Pimentel disputou a eleição como candidato ao Senado, mas não obteve sucesso. No entanto, no mesmo ano, acabou tornando-se ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da presidente Dilma Rousseff.

Em 2014, Fernando Pimentel se afastou da função em Brasília para se candidatar ao Palácio Tiradentes.

Com informações dos jornais Estado de Minas e O Tempo e TSE

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »