26/07/2022 às 08h43min - Atualizada em 26/07/2022 às 08h43min

Casarão de Piacatuba terá exposição sobre os 5 distritos de Leopoldina

Paralelamente, vinculado ao Festival de Viola e Gastronomia, Iano Oliveira organizou uma exposição de retratos, feitos por estudantes da E. E. Dr Pompílio Guimarães

Edição>Luiz Otávio Meneghite
A jornalista Márcia Vaz Barbosa é Curadora do evento
A Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina contratou os serviços da i8 Produções, dirigida pelo historiador Iano Almeida Oliveira e curadoria da jornalista Márcia Vaz Barbosa, com objetivo de produzir uma exposição contando a história dos cinco distritos que compõem a área rural de Leopoldina, que é a segunda maior da Zona da Mata, perdendo só para Juiz de Fora. Algumas fazendas históricas serão citadas no trabalho que pretende mostrar a trajetória dos distritos, seus patrimônios culturais e também o desenvolvimento econômico de cada um deles.
 
Segundo Iano de Oliveira “a primeira exposição será inaugurada nesta quarta-feira, 27 de julho, no Casarão de Piacatuba. Depois dessa primeira "parada" em Piacatuba, a intenção da Secretaria de Cultura e da Prefeitura é fazer circular a exposição em todos os distritos”.
 
O ouro é uma marca forte nesse caminho, que passa pelo café e mais tarde a pecuária e agricultura, que continuam fazendo parte da economia dos distritos. A Exposição Distritos & Memórias tem média duração e ficará em Piacatuba (que é o distrito mais antigo) até o final desse ano.
 
A exposição ocupará uma sala do segundo andar do Centro Cultural Maria Pereira Barbosa, popularmente conhecido como ‘Casarão de Piacatuba’ e traz um panorama da história dos 05 distritos da cidade de Leopoldina, de forma leve e educativa, trazendo informações básicas sobre cada distrito e fotografias diversas. A pesquisa cita as fontes tradicionais para a história e memória de nossa cidade, como Nilza Cantoni e Luja Machado, Jornal Leopoldinense/Memória Leopoldinense, Biblioteca do IBGE entre outras.


Iano Almeida Oliveira
(Divulgação)
 
Exposição de retratos feitos por alunos
 
Paralelamente, vinculado ao Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, Iano Oliveira está organizando uma exposição de retratos, feitos por estudantes da Escola Estadual Dr Pompílio Guimarães, através de Oficina do Festival.
 
De acordo com Iano, a oficina buscou trazer o rosto das pessoas de Piacatuba para o centro das atenções. “Realizamos a oficina no início de julho e de lá para cá estamos montando a exposição RETRATOS DE NÓS, que vai ocupar uma sala do segundo andar do Casarão de Piacatuba. Todas as fotografias expostas foram realizadas pelos jovens e crianças que participaram da Oficina de Fotografia”, relata o diretor da i8 Produções.
 
Curioso, observa Iano, “é que no processo de formação da Oficina de Piacatuba, a maioria me disse que não sabia o significado e nem a origem do nome PIACATUBA, acendendo um alerta para a valorização e promoção da história e memória locais”, pontuou.
 
Retratos de Nós - Ficha Técnica
Realização - 17º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
Direção e Produção - Maria Lúcia Braga
Mediação da Oficina de Fotografia - Iano Almeida Oliveira
 
Com informações de Márcia Vaz Barbosa e Iano Almeida Oliveira


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »