07/08/2022 às 15h42min - Atualizada em 07/08/2022 às 15h42min

Monumento do Lions pode dar lugar à estátua da Princesa Leopoldina

De acordo com o extrato do contrato nº 169/2022, publicado na edição nº 3277, de 06/06/2022, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o valor da estátua é de R$206.700,00.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Depois da intervenção o local ficou assim(Foto Zezé Meneghite)
Homens, máquina e caminhão a serviço da Prefeitura Municipal de Leopoldina, removeram da Praça Francisco Pinheiro Correia de Lacerda, popularmente conhecido como Rodo do V8, o monumento ao Lions Clube Leopoldina ali instalado há muitos anos com a inscrição: ‘Onde há necessidade há um Leão’ .

A remoção aconteceu na manhã de sexta-feira, 5 de agosto, causando grande tumulto no trânsito nas imediações. O local foi isolado com cavaletes, cones e fitas de alerta e recebeu uma placa anunciando: ‘Aqui tem obra da Prefeitura’ sem maiores detalhes sobre o que será feito nem o valor a ser gasto e a origem dos recursos. Não conseguimos apurar se o monumento ao Lions foi retirado em perfeitas condições.

Rodo antes da antes da intervenção
(Foto: Luciano Baía Meneghite)

Uma fonte do Jornal Leopoldinense disse que a decisão foi tomada para instalarem no local, a estátua da Princesa Leopoldina, mandada confeccionar pelo Município, segundo contrato assinado pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz com a Fundição Artística Ana Vladia Ltda, instalada na cidade de Contagem, efetivando a aquisição da estátua confeccionada em bronze pelo escultor Leo Santana.

De acordo com o extrato do contrato nº 169/2022, publicado na edição nº 3277, de 06/06/2022, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o valor da estátua é de R$206.700,00 com o pagamento sendo efetuado em três parcelas, sendo a primeira correspondente a 40% do valor na assinatura do contrato, a segunda parcela equivalente a mais 30% em 60 dias e os restantes 30% quando a estátua for entregue montada e devidamente instalada no local indicado pela Prefeitura de Leopoldina.

 
Quadro de Raymond Monvoisin, retratando as princesas irmãs Dona Leopoldina e Dona Isabel, de propriedade do Príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança

Matérias relacionadas:


Leopoldina, os monumentos abandonados e a megalomania

Eurocentrismo leopoldinense!

Rodrigo Pimentel pede o cancelamento de compra de flores e de estátua da Princesa Leopoldina

Praça Félix Martins poderá receber busto de Vitalino Duarte

Prefeito Pedro Augusto doa salários para confecção de busto do Mestre Vitalino Duarte


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »