12/11/2022 às 17h14min - Atualizada em 12/11/2022 às 17h14min

Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas com possibilidade de Cabeça D’água em Minas

SEC.GERAL Superintendência de Imprensa
Chuva com raios em Leopoldina (Foto de Bruna Alvim)
Defesa Civil do Estado de Minas Gerais alerta para a ocorrência de chuvas intensas com a possibilidade de Cabeça D'água em todo o estado de Minas Gerais, durante o feriadão de Proclamação da República.

A Cabeça D’Água é um fenômeno natural de aumento repentino do volume da água em cachoeiras, rios e lagos por causa das chuvas intensas nas cabeceiras ou em trechos mais altos dos cursos d’água, que podem surpreender e arrastar os banhistas.

De acordo com o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, o banhista deve ficar atento à mudança da cor da água, maior presença de galhos e folhas nos cursos d´água.

“Outra orientação importante diz respeito aos acampamentos: não montar os alojamentos próximos às calhas dos rios, escolhendo as partes mais altas”, alertou.

O tenente-coronel Sandro Corrêa destacou a importância de a população cadastrar o celular no Programa de Alerta Meteorológico. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

“A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e, a partir desse momento, você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região”, explicou.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »