12/10/2014 às 16h14min - Atualizada em 12/10/2014 às 16h14min

O primeiro casamento comunitário na história de Leopoldina

A cerimônia matrimonial está agendada com cerca de 25 casais, esperando-se que mais de 1200 pessoas convidadas compareçam.

Casamento comunitário ( Foto meramente ilustrativa )

A Igreja Metodista Bom Pastor, entidade cristã social, em parceria com a vereadora Kélvia Raquel, do PHS, promoverá o primeiro casamento comunitário na história de Leopoldina.

O evento oficializado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Leopoldina irá ocorrer no próximo dia 18 de Outubro, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire (Poliesportivo do Bela Vista).

A cerimônia está agendada com cerca de 25 casais e contará com uma grande quantidade de pessoas convidadas, esperando-se que mais de 1200 pessoas compareçam ao local para prestigiarem à cerimônia e com a entrada liberada a qualquer pessoa que deseje assistir a cerimônia. Diversos pastores e líderes da cidade estarão participando e contribuindo para o processo.

Não temos a informação sobre a origem, ou seja, em qual a cultura tenha surgido a prática em que diversos casais casem ao mesmo tempo, tendo o objetivo a legalização da vida civil, a destituição de taxas pagas, e pré-facilitação para a celebração da cerimônia de cada casal.

Ao casal foi deixada a responsabilidade da compra das alianças desejadas, vestido e terno combinados com a programação do evento, além da confecção geralmente limitada de convites para cada casal, direcionando os mesmos às pessoas mais chegadas à cada cônjuge.

Em Leopoldina, o casamento comunitário tem sido uma meta da legislatura da vereadora Kélvia Raquel do PHS. Mesmo antes de participar da vida política, a vereadora dispunha desse sonho de poder ajudar casais que na maioria das vezes frequentam as mais distintas igrejas e que ainda não puderam legalizar a situação civil.

Para a vereadora, o casamento comunitário já está deixando o campo do sonho para virar realidade desde a sua fixação de data, o fechamento da agenda com os casais, reuniões e trabalhos para realizá-lo.

O casamento comunitário é um meio alternativo em que as pessoas encontram a maneira de solucionar a vida civil, quando o indivíduo está solteiro, amasiado, divorciado ou viúvo, em ambos casos homem e mulher.

Muitas pessoas tiveram que lidar com a perda do companheiro, e com isso muitos problemas acarretaram atrasos em poder contar com seus direitos como pensão, aposentadoria, etc. A legalização da união civil é a forma em que caracteriza o envolvimento de fato entre duas pessoas e que, também atesta a formação de uma família onde todos passam a ter direitos pelo que será construído de forma comum entre si.

Este tipo de casamento é baseado no sistema de comunhão parcial de bens, onde os bens adquiridos antes desta data são peculiar aos seus donos, e os que serão adquiridos após esta data serão de ambos.

Fonte: Leopoldina News com informações da organização


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »