03/04/2023 às 19h31min - Atualizada em 03/04/2023 às 19h31min

Prefeitura inicia programa de inserção de DIU em mulheres de Leopoldina

A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 3, a implementação do Programa "Meu Diu", que beneficiará mulheres leopoldinenses que queiram implantar o contraceptivo gratuitamente.

Inicialmente, a ação vai contemplar 20 mulheres, de 16 a 40 anos, que tenham dois ou mais filhos e que comprovem renda inferior a 1,5 salário mínimo. 
 
Neste primeiro dia de ação, todas as mulheres previamente agendadas para o procedimento passaram  por uma avaliação no Polo de Saúde Agostinho Pestana, onde foram atendidas por uma equipe multidisciplinar e, posteriormente, pela médica Camila Dias Nogueira.
 
A iniciativa do município tem o objetivo de reduzir casos de gestações não intencionais, já que o dispositivo é um importante mecanismo que atua como contraceptivo e planejamento familiar, bem como opção para mulheres que não se adaptam ou possuem contraindicações, por exemplo, ao uso de pílulas anticoncepcionais.
 
Para se inscrever no programa, as interessadas devem procurar a enfermeira Júlia, no Polo de Saúde Agostinho Pestana, às quinta-feiras, das 13h às 16h, para a realização do cadastro. É preciso apresentar os seguintes documentos:  RG, cartão do SUS, Certidão de Nascimento dos filhos, comprovante de residência e comprovante de renda.
 
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, que por não ter hormônios, ser eficaz e gerar comodidade à mulher, é altamente recomendado pelos médicos e tem um efeito que pode durar até 10 anos.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »