14/10/2014 às 15h45min - Atualizada em 14/10/2014 às 15h45min

Homenagens a Augusto dos Anjos começam na sexta-feira em Leopoldina

Entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro de 2014 serão realizadas múltiplas atividades para lembrar o poeta.

Casa onde morou Augusto dos Anjos e sua sepultura em Leopoldina

A Academia Leopoldinense de Letras e Artes divulgou convite aberto para a população para a abertura das Homenagens pelo Centenário de Morte de Augusto dos Anjos.

Na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, às 15 horas, um grupo de escritores de Juiz de Fora fara uma visita ao túmulo do poeta. Será a primeira das visitas programadas, como ato de reconhecimento pela importância que sua passagem por Leopoldina teve para a cidade.

Desde a década de 1920 tais visitas são realizadas, sendo que muitas foram noticiadas em jornais locais, do Rio de Janeiro e da Paraíba.  Neste ano de 2014, além desta outras acontecerão durante a programação, com destaque para a que será realizada pelos alunos do Centro Educacional Conhecer no dia do centenário de morte, 12 de novembro, com declamação de poesias à beira do túmulo.

A segunda parte do programa do dia 17 será a Visita ao Museu Espaço dos Anjos, às 17 horas, ocasião em que poetas de Juiz de Fora conhecerão a casa onde o patrono de nossa Academia passou os últimos meses de vida.

Em seguida, no Espaço Luiz Raphael, ali mesmo no Museu, acontecerá o Sarau capitaneado pela leopoldinense Daura Rocha, radicada em Juiz de Fora. Membro da Academia Manchester de Letras, Daura estará acompanhada de companheiros da mesma instituição, além de membros da Academia Juiz-forana de Letras e do Café com Poesia e Arte, grupo cultural sediado em Juiz de Fora e do qual faz parte também a acadêmica da ALLA, Glória Barroso.

Estão confirmadas as seguintes presenças:

 

1. Daura Rocha – Poeta e trovadora, nasceu em Leopoldina, filha de Teófilo Levasseur Rocha e Ângela Barbosa de Miranda. Casou-se com Edison Barbosa de Rezende, também ele de tradicional família de Leopoldina. Ficou viúva muito cedo e algum tempo depois mudou-se para Petrópolis, em companhia da filha Eleonora. Na cidade fluminense participou de várias atividades culturais, incluindo as promovidas pela Academia Brasileira de Poesia Raul de Leoni, sediada em Petrópolis. Atualmente reside em Juiz de Fora, onde é membro da Academia Manchester de Letras e sempre participa das atividades promovidas pelo grupo cultural Café com Poesia e Arte.

2. Maria Helena Sleutjes – Ocupa a cadeira número 24 da Academia Juiz-Forana de Letras. Consulesa Cultural do Movimento União Cultural para a Mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais. É colunista do http://reagente.com, um site voltado para jovens. Publica no http://veusdemaya.com onde além de poemas, resenhas, artigos, entrevistas, mantém informações sobre o Grupo que coordena com a poeta Ana Másala - Café com Poesia (e Arte).

3. Rosângela Xavier Rossi – Ocupante da cadeira 19 da Academia Juiz-Forana de Letras, cujo patrono é Pedro Nava.

4.Therezinha de Jesus Lopes – Ocupante da cadeira 17 da Academia Juiz-Forana de Letras, faz parte da atual diretoria da entidade.

5. Maria Nazaré de Carvalho Laroca – Ocupante da cadeira número 33 da Academia Juiz-Forana de Letras, sendo membro de seu Conselho Fiscal.

6. Angelina Altomare Nardy Abbud- Ocupante da cadeira número 22 da Academia Juiz-Forana de Letras, sendo Diretora do Patrimônio Bibliográfico da instituição.

7. José Pimentel - Academia Manchester de Letras

8. Waldirene Martins - Academia Manchester de Letras

9. Davi Saveiros - Academia Manchester de Letras

10. Ana Miranda – Café com Poesia (e Arte)

11.Luiz Almeida - Café com Poesia (e Arte)

12. Alessandra Branco - Café com Poesia (e Arte)

13. Edna Germano - Café com Poesia (e Arte)

14. Nelson Bispo - Café com Poesia (e Arte)

15. Regina Maria Scotton

16. Marcos Cavalieri

 

Fonte: Nilza Cantoni-Academia Leopoldinense de Letras e Artes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »