15/10/2014 às 10h21min - Atualizada em 15/10/2014 às 10h21min

Cefet-MG será pioneiro em reciclar veículos antigos no Brasil

Hoje em Dia

Um projeto inédito no Brasil de reciclagem de veículos antigos será implementado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Um acordo assinado neste mês, na cidade de Kanazawa, no Japão, com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo, possibilitará o sistema ambientalmente correto e sustentável.

O Cefet irá receber aproximadamente um milhão de dólares da JICA, para a criação de uma unidade piloto de reciclagem de veículos e de um Centro Internacional de Treinamento no Câmpus II, em Belo Horizonte. A parceria foi possível graças a um projeto de extensão do professor Daniel Enrique Castro e se desenvolveu por meio da integração da Diretoria de Extensão e Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Segundo a assessoria de imprensa do Cefet, o projeto irá utilizar a sucata ferrosa de veículos reciclados, que reduz em até 56% o consumo de energia na produção de aço comparado com a fabricação desse metal a partir do minério de ferro. No caso do alumínio e cobre, a redução de energia supera 90%.

O objetivo é criar um programa de desenvolvimento de recursos humanos e um centro de educação, para capacitar engenheiros e técnicos do Brasil para sistemas de reciclagem de veículos em fim de vida útil.

Além de projetos de pesquisa no que se refere às diferentes formas de se aproveitar todo o material retirado dos veículos, há a possibilidades também de se construir, com parceiros, projetos de pesquisa e desenvolvimento.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »