17/10/2014 às 21h10min - Atualizada em 17/10/2014 às 21h10min

Termina neste sábado, 18/10, o 2º CATS, em Cataguases

Centenas de estudantes e profissionais da arquitetura estão conhecendo Cataguases

Centenas de estudantes e profissionais da arquitetura estão conhecendo Cataguases.

Começou no dia 16 de outubro o 2º Congresso de Arquitetura Turismo e Sustentabilidade – CATS, em Cataguases. Coordenado pela arquiteta urbanista Elisabete Kropf, até este sábado, dia 18, haverá uma extensa programação que inclui palestras, oficinas, lançamento de livros, visitas guiadas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Com o objetivo de promover o debate e o estudo sobre a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade e região, o CATS, pela segunda vez, está reunindo profissionais e estudantes para compartilhar experiências nas áreas de arquitetura, turismo, história, engenharia e áreas afins, envolvendo a temática da sustentabilidade.

A programação teve inicio na Escola Estadual Coronel Vieira com a realização de oito oficinas técnicas para os estudantes. À noite, no Centro Cultural Humberto Mauro, ocorreu a cerimônia de abertura, que contou com a  apresentação do Coral da Escola de Musica Lila Carneiro Gonçalves.

Como anfitriã e coordenadora geral do Congresso, a arquiteta Elisabete Kropf proferiu o discurso de abertura. No evento, foram ministradas três palestras, a primeira pelo engenheiro eletricista, Márcio Takata, que falou sobre Energias Renováveis. Em seguida, o arquiteto Pedro da Luz abordou o tema Turismo e Sustentabilidade.  A última palestra, sobre a beleza da narrativa cotidiana como motivo turístico foi apresentada pelo arquiteto e professor Mauro Neves.

“O Congresso comprova que cultura e turismo podem ser geradores de emprego, aqui e em todo mundo. Permite a criação de diversas atividades fomentadoras de trabalho e renda em vários setores da economia como a prestação de serviços, o turismo e o lazer, e que encontra no patrimônio histórico um de seus principais pilares de atratividade”, disse Elisabete Kropf.

A arquiteta ressalta que a segunda edição do CATS tem a intenção de alertar a sociedade cataguasense, as autoridades locais, o Governo de Minas Gerais, o Ministério da Cultura, os órgãos de defesa e proteção do patrimônio cultural edificado brasileiro, para que sejam criados programas e projetos destinados à preservação e conservação deste patrimônio.

“Devemos abraçar o potencial artístico, arquitetônico e natural que nossa cidade possui e aprender a trabalhar em prol da difusão daquilo que temos, para fazer com que Cataguases torne-se mais uma vez referência nacional”, concluiu a arquiteta.

Mais informações sobre o congresso e a programação dos dias 17 e 18 de outubro estão disponíveis em www.catscataguases.com.br. O 2º CATS é patrocinado pela Energisa e Zollern BHW do Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ICMS Cultural, CA 0595/001/2012, além do patrocínio municipal da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Casa Mattos, Votorantim Metais e Méthodus Engenharia também apoiam o CATS.

Somam-se a essas empresas os apoios institucionais de universidades brasileiras como: UFRJ, UFF, UFJF, UFMG, UFBA e UEMG, alem do apoio do IEPHA-MG.

Fonte: Márcia do Vale-Assessoria de Imprensa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »