18/10/2014 às 12h04min - Atualizada em 18/10/2014 às 12h04min

O que você achou do desempenho dos candidatos de Leopoldina nas eleições?

Luiz Otávio Meneghite
Alcançar um assento na Assembleia de Minas, foi um sonho adiado mais uma vez.

Antes mesmo da proclamação do resultado oficial das eleições para deputado estadual em Minas Gerais, a voz das ruas de Leopoldina já prenunciava um mau resultado para os quatro candidatos nascidos no município: Padre Eduardo Inácio, Bernardo Guedes, Marcos Junqueira e Rogério Suíno (Em ordem alfabética). Alcançar um assento na Assembleia de Minas foi um sonho adiado mais uma vez.

As bolsas de apostas versavam sobre quem seria o mais votado na cidade e depois no âmbito estadual. Nenhuma aposta arriscava sobre quem seria eleito. Sinal claro que nem os próprios correligionários acreditavam no sucesso de seus candidatos.

Os candidatos que anunciavam aos quatro cantos serem os legítimos representantes de Leopoldina usaram uma estratégia equivocada, simplesmente porque um deputado estadual não representa uma cidade e sim o Estado como um todo. Minas Gerais tem hoje 853 municípios

Mesmo que tivéssemos no Brasil um sistema de voto distrital, a possibilidade de um dos nossos conterrâneos alcançar êxito, seria tarefa difícil, principalmente porque a ambição individual se sobrepõe aos interesses coletivos por aqui.

Já que falamos sobre voto distrital é preciso esclarecer ‘que bicho é esse’. O voto distrital é um sistema eleitoral de maioria simples onde cada membro do parlamento estadual ou federal, é eleito individualmente nos limites geográficos de um determinado distrito pela maioria dos votos, simples ou absoluta. Para tanto, o país é dividido em determinado número de distritos eleitorais, normalmente com população semelhante entre si, cada qual elegendo um dos políticos que comporão o parlamento.

Esse sistema eleitoral se contrasta com o voto proporcional atual, no qual a votação é feita para eleger múltiplos parlamentares proporcionalmente ao número total de votos recebido por um partido, por uma lista do partido ou por candidatos individualmente.

Esqueçamos o âmbito federal e falemos do caso específico do deputado estadual, cargo almejado pelos nossos quatro candidatos. Tivemos registrados na Justiça Eleitoral, 1.055 candidatos disputando 77 vagas na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 4 deles leopoldinenses. O candidato eleito com menor número de votos foi o guidovalense Dirceu Ribeiro que obteve 25.394 votos, sendo o 77º colocado.

Ao final da apuração em todo o Estado de Minas Gerais, os candidatos de Leopoldina ficaram assim colocados: Padre Eduardo Inácio em 207º lugar com 10.106 votos. Em seguida aparece como 213º colocado, Bernardo Guedes, com 9.391 votos. Logo depois, em 223º lugar, surge Marcos Junqueira, com 8.566 votos e em 409º lugar, Rogério Suino, com 1.236 votos.

A enquete do Jornal Leopoldinense Online, exposta à votação pelos leitores de 10 a 17 de outubro, perguntou:

O que você achou do desempenho dos candidatos de Leopoldina nas eleições? Participaram 278 leitores.

O resultado você vê a seguir:

1º) Fraco............................................................ 36,1%

2º) Dentro do esperado.........................................33,3%

3º) Ruim..............................................................25,0%

4º) Bom..............................................................  5,6%

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »