28/11/2023 às 17h10min - Atualizada em 28/11/2023 às 17h10min

Prefeitura de Leopoldina reforça ações de prevenção ao câncer de próstata

Trata-se uma doença silenciosa e quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade.

Fernanda Espíndola (*)
A campanha traz mais visibilidade e informações sobre a importância do autocuidado (Foto: PML)
Após a campanha Outubro Rosa – que conscientiza a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama – a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, segue com uma programação especial, desta vez voltada para a saúde integral dos homens: a campanha Novembro Azul.

Com objetivo de informar sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a campanha traz mais visibilidade e informações sobre a importância do autocuidado e dos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças.

Além da prevenção e combate ao câncer de próstata, equipes da Saúde da Família estão promovendo palestras, inclusive sobre saúde bucal e nutrição, em todas as unidades básicas de saúde do município.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, por isso a importância do diagnóstico precoce.

Principais sinais e sintomas são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos (estágio avançado da doença), e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Portanto, se você tem 50 anos ou mais e não realizou o exame de PSA nos últimos 12 meses e não está em tratamento com urologista, compareça à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicite o agendamento para realização do PSA (exame de sangue).A prevenção é o melhor remédio!

(*) Assessoria  de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »