25/10/2014 às 15h31min - Atualizada em 27/10/2014 às 08h34min

O resultado da eleição deste ano vai influenciar na de 2016 em Leopoldina?

Conheça as especulações de antes, durante e depois das eleições

Luiz Otávio Meneghite

Em que pese a opinião dos 214 leitores que participaram da enquete cujos números você verá ao final deste texto, temos informações colhidas antes, durante e após o pleito de 5 de outubro, que o resultado envolvendo os candidatos a deputado estadual nascidos no município, levará pelo menos três deles a serem candidatos nas eleições municipais de 2016 em Leopoldina, à exceção de Padre Eduardo Inácio que embora seja nascido em Leopoldina onde tem familiares e amigos, não possui domicílio eleitoral aqui.

O que o jornal Leopoldinense ouviu é que Marcos Junqueira poderá sair candidato a prefeito e Bernardo Guedes e Rogério Suino, candidatos a vereador. As informações chegadas à redação deixam claro que se alguns tratos forem cumpridos, o grupo de Bernardo Guedes deverá apoiar mais uma tentativa de Marcinho Pimentel de chegar ao cargo de prefeito. Marcinho apoiou abertamente Bernardo e Renzo Braz, este eleito deputado federal, apesar da votação de ambos em Leopoldina ter ficado abaixo das expectativas.

Também chegou ao nosso conhecimento que o homem forte da campanha de Marcos Junqueira, o advogado e cientista político José Newton Ferreira de Oliveira, teria um trato com seu pupilo de receber o seu apoio numa possível tentativa de ser novamente candidato a prefeito. As informações chegadas à redação dão conta de que pode haver uma união de forças entre os dois, um deles como cabeça de chapa.

Especula-se também que uma dobradinha poderá surgir em 2016 juntando os nomes de Otávio Arantes Xavier, atual presidente da Câmara, que apoiou Bonifácio e Lafayete Andrada e o atual vice-prefeito, Brênio Coli Rodrigues, cuja posição nas eleições deste ano não foi tornada pública, pelo menos ostensivamente. Otávio só entraria na disputa pelo cargo maior se Brênio não entrar. Se entrar, pode haver uma composição juntando os dois, com Brênio encabeçando a chapa.

Fala-se ainda na possibilidade do PT entrar na disputa majoritária em Leopoldina em 2016 com uma chapa liderada pelo atual vereador Oldemar Brazil Montenári, principal articulador da candidatura da deputada federal Margarida Salomão no município, onde foi a terceira mais votada.

O prefeito José Roberto de Oliveira, grande vencedor das últimas eleições no tocante aos cargos proporcionais com as folgadas vitórias de Marcus Pestana e Antonio Jorge, os dois com excelente votação em Leopoldina, tem dito aos amigos mais próximos que não será candidato à reeleição, pois pretende se dedicar mais à família e à iniciativa privada na área de saúde. Mas, as conquistas de seu governo, principalmente na área de saúde, o credenciam como o mais forte cabo eleitoral em 2016, se realmente não se candidatar.

Tudo o que chegou ao nosso conhecimento pode não passar de especulação e nada disso acontecer. Muito do que foi dito até aqui pode ter sofrido influência do calor dos resultados das urnas. A verdade é que, ao contrário do resultado da enquete, cujos números seguem abaixo, o pleito deste ano vai sim, influenciar as eleições de 2016.

O resultado da eleição deste ano vai influenciar na eleição de 2016 em Leopoldina?

1º)Não......................................................................................46,7%

2º)Sim.......................................................................................26,7

3º)Serviu de alerta para alguns políticos..................................20,0%

4º)Em parte..............................................................................  4,4%

5º)Não sei................................................................................  2,2%

Participaram da enquete: 214 leitoresParte inferior do formulário

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »