08/05/2024 às 07h51min - Atualizada em 08/05/2024 às 07h51min

Doutor Bira

Edição: Luciano Baía Meneghite
Imagem antiga de álbum de família e arquivo do jornal Leopoldinense
Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho nasceu no então distrito de Santa Izabel, atual distrito de Abaíba em 25 de novembro de 1927. Filho de Francisco Coutinho da Silva Pereira, o “Chiquinho Farmacêutico” e Dagmar Moraes Coutinho.

Fez o primário no Grupo Escolar de Abaíba, posteriormente estudou no Gymnásio Leopoldinense, atual E.E. Professor Botelho Reis e fez o curso cientifico no Colégio Batista no Rio de Janeiro. Formou-se pela Faculdade de Medicina, Universidade do Brasil em 1952. Ainda na então Capital Federal, fez residência médica no Hospital Getúlio Vargas, trabalhando logo em seguida no Hospital Francisco de Assis e Maternidade Henrique Martins.

Volta para a cidade natal em 1954 entrando para o corpo clínico da Casa de Caridade Leopoldinense. Nesta entidade filantrópica permaneceu até 2006. Durante suas mais de cinco décadas como médico, foi profissional muito respeitado pela dedicação aos seus pacientes, independente de condições sociais e horários em que era requisitado. Realizou mais de sessenta mil cirurgias.

Segundo o também saudoso Dr. Ronald Alvim Barbosa, sua parceria profissional com Dr. Bira e a confiança mútua entre eles transformaram a saúde feminina em Leopoldina, principalmente pelo trabalho de educação preventiva na década de 1970, culminando com a criação do primeiro ambulatório do interior de Minas especializado em câncer do colo uterino.

Doutor Bira casou-se em 1957 com Maria Ângela com quem teve quatro filhos: As gêmeas Marilda e Marília, Marcelo e Maurício.

Nas horas vagas praticava a pesca e a caça, além dos jogos de buraco.

Faleceu em 2011 aos 84 anos.

Ainda em vida foi homenageado algumas vezes, como quando recebeu a medalha HONRA À ÉTICA da Associação Médica de Leopoldina em 21 de agosto de 2008. 

Em 2015 o então prefeito José Roberto de Oliveira(PSC) sancionou lei de autoria do vereador Oldemar Montenari (PT), aprovada por unanimidade na Câmara, dando a denominação de Rua Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho – Doutor Bira – a via pública localizada no Distrito de Abaíba.

No mesmo ano, os vereadores Diego Sávio (PSL), e Hélio Braga (PSC). Apresentaram projeto que recebeu Emenda Modificativa de autoria dos vereadores Carlos Paturi (PT), e Rodrigo Pimentel (PP) dando o nome do Dr. Bira ao conjunto de serviços que engloba os programas Cores da Vida, Gota de Leite, Mulher Leopoldinense, Ludoterapia, Hiperdia, Audiometria, Combate a Tuberculose e Hanseníase, Fonaudiologia, Otoemissões Acústicas e Imunização no Polo de Saúde.

(Com informações de informativo da Casa de Caridade Leopoldinense)

Leia também: Dr. Bira por Dr. Nelsinho


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »