14/05/2024 às 12h47min - Atualizada em 14/05/2024 às 12h47min

Leopoldina comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial com seminário no auditório do CEFET

Fernanda Espíndola
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 16, no auditório do CEFET, o Seminário “Rede que apoia e se apoia”. 

O evento, que acontece das 13h às 18h, reunirá profissionais da rede de atenção psicossocial (RAPS) e outros dispositivos para discutir, através de palestras e mesas de debates, a temática em saúde mental. 

Coordenado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), o Seminário é um momento que simboliza grandes conquistas na promoção da saúde mental em Leopoldina. O objetivo é capacitar os agentes modificadores, junto à população, sobre a importância do cuidado em liberdade, bem como o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.

A primeira palestra acontece às 15h, com o tem “Desafios e avanços dos cuidados em Liberdade”, proferida pela psicóloga Fernanda Oliveira, referência técnica em Saúde Mental da GRS de Leopoldina e região. 

Em seguida, às 15h45, para debater o tema “Da Medicalização à Socialização”, a mesa contará com a psicóloga e especialista em Saúde Mental, Bruna Fajardo Alvim, de Além Paraíba, e o médico leopoldinense Lucas Chiconeli Calil, especialista em Psiquiatria, com ênfase em crianças. 

Para fechar a programação, a psicóloga do CAPS III, Patrícia Cordeiro, mediará a mesa “Interlocuções Práticas: Um espaço para discussão”, com a participação da neuropsicopedagoga e especialista em Autismo, Eloísa Fialho Portugal; do assistente social e servidor da Prefeitura de Leopoldina, Carlos Henrique Fernandes dos Santos; e da enfermeira, mestranda em Saúde da Família e servidora da Prefeitura de Leopoldina, Elizete Pereira Carlos.

O Seminário tem entrada gratuita e o credenciamento acontece a partir das 13h. 

E para fechar a programação, no próximo sábado, dia 18, na Feira do Artesão, haverá uma Exposição do artesanato produzido pelos usuários que frequentam as oficinas do CAPS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »