23/05/2024 às 13h26min - Atualizada em 23/05/2024 às 13h26min

Encontro com representantes do Poder Público e Energisa esclarece dúvidas sobre energia elétrica

Encontro em Cataguases (Divulgação Energisa)
Um dos compromissos da Energisa é entender as necessidades dos clientes e buscar a excelência dos serviços prestados. Com o objetivo de aprimorar cada vez mais esses serviços, a Energisa reuniu representantes do Poder Público – prefeitos e presidentes da Câmara de Vereadores – para apresentar um pouco mais sobre o setor elétrico e as atribuições da distribuidora, além de esclarecer dúvidas. Foram três encontros: Cataguases, Manhuaçu e Nova Friburgo. 
 
Entre os assuntos abordados: investimentos de R$ 227, 3 milhões para toda a área de concessão da distribuidora, obras e melhorias da rede, ligações provisórias para festas e eventos, projetos de eficiência energética, além das responsabilidades de iluminação pública e poda, já que a muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a quem recorrer nessas situações.  
  
Por verem a taxa de iluminação pública na sua conta mensal de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública na sua cidade. Mas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determinou que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, das prefeituras. 
 
E quanto à poda de árvores que interferem na qualidade da energia, a Energisa ressalta que planejar o plantio de árvores adequadas ao convívio com as redes elétricas e realizar podas preventivas para evitar o avanço de galhos na estrutura elétrica são ações importantes para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para realizar esta atividade. A Energisa só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os fios já estão muito próximos à rede elétrica.   


Encontro em Manhuaçu (Divulgação Energisa)
  
Vale destacar que quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos aos cabos da rede elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada para realizar a retirada dos galhos com segurança, visto que seus times possuem capacitação específica para intervir neste tipo de situação.. 
  
Os canais de atendimento da Energisa Minas Rio estão disponíveis para atender às demandas da comunidade e garantir um serviço eficiente e seguro. Para situações relacionadas à poda de árvores próximas à rede elétrica ou qualquer outra questão envolvendo o fornecimento de energia, os cidadãos podem entrar em contato através dos seguintes canais: Aplicativo Energisa On, no site www.energisa.com.br ou no call center 0800 032 0196.  


Encontro em Nova Friburgo
(Divulgação Energisa)
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »