31/05/2024 às 09h26min - Atualizada em 31/05/2024 às 09h26min

Sr. Barreto e alguns funcionários municipais

Luiz Otávio Meneghite e Luciano Baía Meneghite
Fotografia gentilmente cedida por Eloy do Vale Netto
O Prefeito Francisco Barreto de Faria Freire em fotografia registrada durante seu segundo mandato (1967-1970) ao lado de sua esposa Maria de Lourdes Fontes Freire, nas antigas instalações do Parque Primário Complementar (Escola Parque).

Ao seu lado o filho engenheiro Helmar Fontes Freire e a esposa Consuelo.

Da Esquerda para a direita os funcionários municipais Petrina Gomes Machado, Wilma Nogueira Rocha, Eugênia Maria Azevedo Antunes, Marluce Machado Monteiro, Mirtes Soares Policiano, Sebastião Paulo Freire Ramos “Bastiãozinho”, Antônio Carlos Lima Ienaco “Caicai”, Guerino Maranha “Tóte”, Paschoal Schettino, Eloy Rodrigues Neto, José Policiano, Oriel Barbosa, Benedito Rubens Rennó Guedes “Bené”, José Oriel Fajardo Campos e Claudiomiro Soares Policiano “Miro”.

Francisco Barreto de Faria Freire nasceu em 23 de abril de 1910 em Leopoldina. Filho de Durval Bastos Freire e Antonieta de Faria Freire. Fez o curso primário no Grupo Escolar Ribeiro Junqueira, ginasial no Gymnásio Leopoldinense, Ciências Contábeis no Rio de Janeiro. Terminando os estudos, iniciou a carreira como servidor da Secretaria de Estado da Fazenda. Casou-se com Maria de Lourdes Fontes Freire com quem teve sete filhos: Herlaine, Arlen, Helmar, Arlene, Helenita, Maria Antonieta e Danilo.

Dirigiu o município de Leopoldina como prefeito nomeado pelo governo do estado de dezembro de 1946 a 11 de janeiro de 1947. Não era filiado a partido político, e nesta condição, como era permitido na época, foi candidato único de uma coalizão de partidos em 1966. Eleito pelo povo, governou de fevereiro de 1967 a fevereiro de 1970, tendo modernizado a administração municipal, regularizando a situação funcional dos servidores do município. Era respeitado pelos funcionários e pela população dada a seriedade com que conduzia a Prefeitura.

Sr. Barreto faleceu aos 84 anos em 20 de setembro de 1994.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »