24/06/2024 às 08h41min - Atualizada em 24/06/2024 às 08h41min

Veículos abandonados aumentam a dificuldade de encontrar vagas para estacionar

Luiz Otávio Meneghite
Foto: Kalon Moraes
O Departamento Municipal de Trânsito tem feito um bom trabalho na sinalização viária de Leopoldina como o aumento do número das travessias de pedestres provocando, consequentemente, o aumento da cortesia por parte dos condutores de veículos que param e sinalizam com as mãos a preferência do público a pé. Uma grande conquista, sem dúvida!
 
Mas, ainda existem alguns desafios a vencer, principalmente os relacionados à mobilidade urbana. São ações que precisam ser colocadas em prática para melhorar a vida de todos. Um exemplo é a extinção ou a limitação de privilégios para estacionar. Com certeza, aumentaria as possibilidades de encontrar vagas para todos.
 
É muito comum encontrar uma motocicleta ocupando o espaço de um automóvel e também falsas sinalizações da existência de garagens. A dificuldade para encontrar vagas para estacionar em Leopoldina é proporcionada por vários motivos, entre eles está o estado de abandono de alguns veículos. Vários veículos nessa situação precisam ser notificados para serem retirados pelos seus responsáveis.
 
A Prefeitura de Leopoldina já realizou há alguns anos o recolhimento de veículos em situação de abandono, estacionados em vias públicas da cidade, os quais foram retirados pelo serviço de guincho, sob a supervisão do setor de trânsito do município e com apoio da Polícia Militar.

A remoção desses veículos abandonados (!?) não apenas visa liberar espaço público e facilitar o estacionamento, mas também busca mitigar problemas de saúde pública, como potenciais focos de dengue, além de melhorar a qualidade de vida da população local.

As medidas adotadas estão respaldadas pelas Leis Municipais nº 4.146/2013 e 4.213/2015, as quais estabelecem diretrizes específicas para lidar com a questão de veículos abandonados nas vias públicas.

Portanto, a iniciativa parece ser uma resposta organizada e legalmente fundamentada para resolver os problemas decorrentes do abandono de veículos, visando o bem-estar e a segurança da comunidade.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »