09/07/2024 às 16h23min - Atualizada em 09/07/2024 às 16h23min

Leopoldina fica em 1.856º lugar entre os 5.570 municípios do Brasil no Índice de Progresso Social

Município ficou bem atrás de outros da região como Cataguases, Ubá e Muriaé

Luiz Otávio Meneghite (*)
Leopoldina ficou bem atrás de municípios da região como Cataguases, Ubá e Muriaé (Foto: Luciano Baía Meneghite)
A partir de 53 indicadores socioeconômicos diferentes, o IPS - Índice de Progresso Social, metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil, colocou o município de Leopoldina no 1.856º lugar entre os 5.570 municípios do Brasil em 2024.

Entre os melhores índices de Leopoldina estão moradia, abastecimento de água e saneamento.  Entre os piores está a inclusão social e direitos individuais. Os dados completos podem ser conferidos aqui

Esses números nos remetem ao fato de estarmos em um ano eleitoral com data marcada para 6 de outubro de 2024 para escolhermos os nossos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo que vão estar cuidando do município de Leopoldina pelos próximos 4 anos a partir de 1º de janeiro de 2025.

O Jornal Leopoldinense não tem preferência política nem filiação partidária e o nosso comportamento é de completa isenção, procurando todo o tempo transmitir os desejos  e reivindicações da população, nossos leitores, na  maioria das vezes com  bons resultados alcançando êxito em grande parte de suas demandas.

Ao longo de sua existência o jornal, que circulou a partir de 23 de agosto de 2003 ininterruptamente por 20 anos na forma impressa, prossegue em sua trajetória na forma online desde 2009 em www.leopoldinense.com.br

Observamos a atuação de governantes e suas preferências no exercício do poder. Existem aqueles que abraçam causas generalizadas e também aqueles que cumprem o mandato defendendo bandeiras específicas. No caso de parlamentares encontramos os que atuam em defesa da população de forma ampla e também os que setorizam a área de foco entre as quais Saúde, Educação, Esportes, Lazer, Turismo, Geração de Empregos e Assistência Social.

Como já perpetuou nos versos de Mineira Gostosa o nosso astro maior Serginho do Rock: “De longe seus filhos lhe amam, de perto seus filhos reclamam.” Leopoldina será sempre ‘Minha Cidade’. A explicação lógica é a de que vivendo o dia a dia da cidade, quem aqui mora percebe os defeitos que existem e os que aqui vem rever parentes e amigos em ocasiões especiais só enxergam o lado positivo.

Só para não perder a oportunidade, é bom que fique registrado que a música de Serginho do Rock foi transformada em Lei de autoria do ex-Vereador Antônio Amâncio Valentim como Música Oficial de Leopoldina.

Assim, os indicadores revelados no Índice de Progresso Social mencionado na abertura deste texto, deverão servir de alerta para aqueles que pretendem integrar os Poderes Municipais nos próximos quatro anos. Que tenham como meta uma Leopoldina sempre melhor, acolhedora, sem ódio, progressista e lutem para ela alcance uma melhor classificação em um novo levantamento no IPS.

(*) Com pesquisa de Luciano Baia Meneghite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »