10/07/2024 às 14h09min - Atualizada em 10/07/2024 às 14h09min

Energisa oferece curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas com aulas no SENAI Cataguases

Bolsas de estudo são voltadas para jovens de baixa renda da Zona da Mata Mineira

Gerência de Comunicação da Energisa
Arte: Divulgação
O Instituto Energisa, em parceria com o SENAI Cataguases, está oferecendo um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas voltado para jovens de baixa renda da Zona da Mata Mineira. Esta iniciativa faz parte da terceira edição do programa de capacitação para jovens do Rio Pomba Valley e visa preparar os participantes para o mercado de trabalho com uma formação técnica de alta qualidade.

A iniciativa é gratuita e voltada para pessoas com mais de 16 anos que estejam cursando o segundo ano ou são alunos egressos do Ensino Médio em escolas públicas. Bolsistas de instituições particulares também podem se inscrever para participar do curso técnico. Serão oferecidas 40 vagas para residentes nas cidades da Zona da Mata com renda familiar per capita de até três salários mínimos. As aulas serão ministradas presencialmente no SENAI Cataguases.
O curso, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e com diploma válido em todo o território nacional, terá a duração de 18 meses e oferecerá conteúdos abrangentes, incluindo lógica de programação, desenvolvimento de APIs, banco de dados, metodologias ágeis e tecnologia de segurança da informação. Além das disciplinas técnicas, os alunos também terão aulas de empreendedorismo, inglês e prototipagem de negócios inovadores, preparando-os de maneira completa para os desafios do setor de tecnologia.
Além de oferecer formação profissional, o programa Rio Pomba Valley busca fomentar espaços de conexões, networking e desenvolvimento profissional, proporcionando interação para a criação de negócios, empregos e oportunidades na Zona da Mata.
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições estão abertas até o dia 21 de julho de 2024 e devem ser realizadas no site do programa (trabalheconosco.vagas.com.br/rpv-energisa). Podem se inscrever jovens com mais de 16 anos que estejam cursando o segundo ano ou sejam egressos do Ensino Médio em escolas públicas. Bolsistas de instituições particulares também são elegíveis. O processo seletivo considera a afinidade com raciocínio lógico e áreas de tecnologia como um diferencial.
O processo seletivo é dividido em várias etapas:
  • Triagem de currículos: 22/07 a 23/07
  • Prova de raciocínio lógico e português (online): 24/07 a 26/07
  • Entrevista Coletiva: 30/07 a 02/08
  • Entrevista Individual: 08/08 a 16/08
  • Curso de Introdução em Programação (presencial noturno): 26/08 a 06/09
Todas as etapas, incluindo o curso de introdução, são eliminatórias. Os resultados de aprovação serão divulgados em 09 de setembro e as aulas terão início em 16 de setembro de 2024.
Parceria com o SENAI Cataguases
O SENAI Cataguases é parceiro pedagógico do programa, proporcionando um ambiente de aprendizado moderno e equipado com tecnologia de ponta. Esta colaboração garante que os alunos tenham acesso ao melhor em termos de infraestrutura e metodologia de ensino, reforçando a qualidade do curso oferecido.
Impacto e Objetivos
O curso técnico em desenvolvimento de sistemas do Rio Pomba Valley tem como missão transformar a Zona da Mata Mineira em um hub tecnológico, fomentando a inovação e o empreendedorismo na região. Nos anos anteriores, o programa já formou dezenas de jovens, com alta taxa de empregabilidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local.
“O SENAI Cataguases se orgulha de fazer parte desta iniciativa que não só capacita jovens para o mercado de trabalho, mas também contribui para o crescimento tecnológico e inovador da nossa região,” afirma o gerente do SENAI Cataguases, Cláudio Rutz.
Serviço – Programa Rio Pomba Valley
Sobre a Energisa
Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro, oferecendo um ecossistema de produtos e serviços voltados para a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
Sobre o SENAI
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das maiores instituições de educação profissional e tecnológica do Brasil, reconhecida pela qualidade de seus cursos e pelo compromisso com a formação de mão de obra qualificada para a indústria. Com unidades em Minas Gerais e em todo o país, o SENAI oferece cursos técnicos, de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua.
 
Att.,


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »