03/11/2014 às 21h42min - Atualizada em 03/11/2014 às 21h42min

Fundação Cristiano Varella recebe Prêmio Mineiro da Qualidade

Solenidade de entrega será nesta terça-feira, 4 de novembro, às 20h, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte).

A Fundação Cristiano Varella, mantenedora do Hospital do Câncer de Muriaé, recebe premiação nesta terça.

A Fundação Cristiano Varella (mantenedora do Hospital do Câncer de Muriaé), a Cia. Ultragaz, a Arcelor Mittal Sistemas, a BRT Administradora de Cartão de Crédito, Refeição e Comércio e o Hospital Madre Tereza são empresas de setores e localizações distintas que mostraram que têm pelo menos uma característica em comum – são referência em gestão da qualidade em Minas Gerais.

Elas irão receber o certificado de “Ouro” na categoria “Rumo à Excelência” do Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ), gerenciado pelo Instituto Qualidade Minas (IQM), com apoio da Fiemg. A solenidade de entrega será nesta terça-feira, 4 de novembro, às 20h, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte).

A banca de juízes do Prêmio avaliou as empresas tendo como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Na mesma categoria, receberão a “Prata” Coteminas e Eteg Tecnologia da Informação. Já na categoria “Compromisso com a Excelência”, o “Ouro” ficará com Instituto Vianna Junior, Fundação Ezequiel Dias. O certificado “Prata” vai para Açonobre Comércio e Indústria, Nuclear Medcenter, Solitec Eletrônica Industrial e J.M. Souto Engenharia e Consultoria.

O Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ) é o reconhecimento público às organizações que demonstram aderir aos critérios do MEG, considerado o mais completo modelo existente hoje nessa área. Ao todo, participaram desta edição 13 empresas, sendo sete na categoria Compromisso com a Excelência e seis na categoria Rumo à Excelência. O que distingue as duas é a pontuação exigida. Para se classificar como Ouro, por exemplo, as empresas precisam alcançar mais de 200 pontos nas avaliações para o primeiro caso, e mais de 400 para o segundo.

As empresas são avaliadas de acordo com os seguintes critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos do negócio e de apoio, processos financeiros, processos relativos a fornecedores. Ao final do processo, todas as candidatas recebem um relatório de avaliação com seus pontos fortes e aspectos onde há oportunidades de melhoria. “O Prêmio tem papel fundamental no sentido de promover a excelência no estado, uma vez que o modelo leva as organizações a adotarem práticas de gestão da qualidade e a buscarem o reconhecimento”, destaca a vice-presidente da Fundação João Pinheiro, Rosane Marques, juíza que compõem a banca examinadora do PMQ.

Fonte:  Alisson Coutinho l Imprensa-Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »