04/11/2014 às 19h56min - Atualizada em 04/11/2014 às 19h56min

Árvores continuam sendo podadas apesar de período impróprio

Apesar de tudo, podador mostra sensibilidade e tenta preservar ninhos

Luiz Otavio Meneghite
Para o leitor, houve bom senso do funcionário em deixar o ninho intacto.

O leitor Cid Oliveira envia mensagem com foto à Redação do Jornal Leopoldinense Online mostrando a sensibilidade de um podador de árvores, ao preservar um galho com um ninho de pássaros. Para o leitor, houve bom senso do funcionário em deixar o ninho intacto.

Quando deve começar a poda das árvores urbanas?

Apesar de Leopoldina, ser uma das cidades urbanamente mais bem arborizadas do interior, basta dar uma volta na cidade para ver a quantidade de árvores que foram mutiladas ou podadas sem nenhuma técnica. Fazer poda radical ou remover uma árvore sem autorização é considerado crime ambiental,  mas,  não se tem conhecimento oficial de qualquer tipo de punição, a não ser aquelas mais leves que obrigam o infrator a plantar, segundo informações, duas árvores por cada uma abatida.

É comum se ver no centro da cidade os troncos de oitis que foram radicalmente podados para dar visibilidade a letreiros de lojas ou abrir espaços para portas de garagens. Temos informação que a poda radical também pode render processo judicial. Além da multa aplicada pela Prefeitura, a pessoa responde perante a justiça. Pelo menos é o que diz a lei, mas na prática o que se vê é o contrário: a impunidade.

Mas o que fazer com uma árvore que ameaça cair ou está atrapalhando a rede de energia elétrica ou ainda atrapalha o ir e vir das pessoas? A solução indicada é a poda, mas se ela for uma poda mal feita aumenta a chance de uma árvore cair e causar danos. Existem vários casos em Leopoldina de oitizeiros que foram envenenados. Um caso recente ocorreu na rua Gabriel Andrade Junqueira, próximo a uma academia de fisioterapia.

A poda deve ser realizada por uma empresa ou pessoa especializada e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de abril a agosto.  A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. O cupim aproveita os galhos previamente apodrecidos pelos fungos para se alojar nas árvores.

No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. O  oitizeiro,  árvore que predomina na arborização urbana de Leopoldina, é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhagem compacta que varia do amarelo ao verde intenso, possuindo por isso, elevado valor ornamental. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomendada para reflorestamento misto de áreas degradadas. Existe uma recomendação de não deixar o oitizeiro com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. A primeira poda deve ser feita de forma educativa para evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Apesar de suas vantagens, o oitizeiro é uma árvore de muitos galhos, muitas folhas o que proporciona uma cidade que se suja facilmente, o que exige varrição diária e contribui também para  o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa oferece.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »