07/11/2014 às 08h58min - Atualizada em 07/11/2014 às 08h58min

Fragmentos da História será lançado neste sábado, 8/11, no Espaço dos Anjos

O livro foi escrito por Natania Nogueira com a colaboração dos alunos do Colégio Imaculada Conceição, a partir de uma pesquisa realizada no jornal O Leopoldinense

O Livro ‘Fragmentos da História’ escrito pela professora, pesquisadora e historiadora Natania Nogueira, em parceria com os alunos do oitavo ano do Colégio Imaculada Conceição revela a partir de pequenos fragmentos retirados do jornal "O Leopoldinense", no ano de 1881, parte da história de Leopoldina. O seu lançamento ocorrerá neste sábado, 8/11, no Museu Espaço dos Anjos, a partir das 19:00 horas.

O livro foi escrito com a colaboração dos alunos do oitavo ano do Colégio Imaculada Conceição, a partir de uma pesquisa realizada no jornal O Leopoldinense, publicado em Leopoldina no final do século XIX.

Segundo a pesquisadora Natania Nogueira em seu Blog “Ele é o primeiro de três volumes. Os demais estão ainda em processo de produção. A ideia de trabalhar com fragmentos de jornais nasceu no blog Brasil: História e Ensino, quando comecei a escrever pequenos textos a partir de notícias que encontrava em jornais leopoldinenses (algo que já há algum tempo a pesquisadora Nilza Cantoni já faz no seu respectivo blog). Satisfeita com o resultado resolvi levar a experiência para a sala de aula, aproveitando-me dos recursos disponíveis na escola (sala de informática) e do fato dos meus alunos terem acesso a internet.Esse primeiro livro utilizou, como já foi dito, o jornal  "O Leopoldinense", especificamente o ano de 1881 e contou com 21 pequenos textos escritos por alunos do oitavo ano. O próximo, ainda em processo de edição, usa o jornal "Minas Geraes", com publicações da década de 1890. O terceiro volume, que começou a ser trabalhado esta semana, tem como objeto o jornal "O Pharol", publicado em Juiz de Fora, com notícias veiculadas entre os anos de 1900 a 1926. Embora esse primeiro volume tenha notícias diretamente relacionadas a Leopoldina, a pesquisa em si possibilita a aproximação da história local com a história geral. Nos outros volumes, estamos ampliando nosso campo de investigação para outras cidades e até outros Estados, embora o município de Leopoldina esteja sendo constantemente referenciado. 

Um presente para a comunidade. 

Em seu Blog, Natania Nogueira revela que o livro será distribuído gratuitamente (800 exemplares, aproximadamente) para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição e para todas as bibliotecas escolares da cidade de Leopoldina que tiverem interesse em adquiri-lo.

“Isso foi possível graças ao patrocínio que recebemos da Academia Leopoldinense de Letras, do Colégio Imaculada e de membros da nossa comunidade, como o vereador Oldemar Montenari, o jornalista Luiz Otavio Meneghite e a pesquisadora Nilza Cantoni. Nosso agradecimento especial a Cristiano Fófano, que fez a arte da capa e que sempre apoia nossas iniciativas. No entanto, como não conseguirmos ainda atingir a cota total de patrocínios estaremos disponibilizando para venda, a quem se interessar, 70 exemplares do livro no valor de R$10,00  cada. Os interessados podem efetuar a compra no dia do lançamento ou deixá-lo reservado via e-mail ([email protected]). É bom deixar claro que é uma publicação sem fins lucrativos. Quem adquirir um dos 70 exemplares estará possibilitando que uma escola ou um uma biblioteca receba outro gratuitamente” diz Natania.

.O livro será lançado, também,em versão e-book, até o final do ano. Os outros dois volumes estão programados para lançamento no primeiro semestre de 2015 e também terão sua versão em e-book. 

 

Análise da obra 

Esse "livrinho", como o denominou modestamente sua organizadora, tem esse precípuo objetivo: revelar a vida de uma cidade, Leopoldina, seu cotidiano e hábitos de consumo, graças aos anúncios de jornal. Mas não só. Ele nos mostra outros retratos: aqueles dos jovens e futuros cientistas que se deixaram levar pelo encanto da pesquisa histórica. Que se debruçaram sobre a bela massa de periódicos brotada na Atenas de Minas Gerais, produzindo a partir daí uma forma de conhecimento, uma interação com o passado. Também vemos aí suas verdes biografias: quem são, onde nasceram e estudaram. Um ou outro demonstrando sensibilidade maior para a interpretação dos documentos, e, em todos eles, a marca do trabalho bem feito, bem realizado, executado com prazer. Do trabalho coletivo de investigação à interpretação individual dos documentos, os textos autorais demonstram as mediações entre o saber contido nos livros e o saber construído por um grupo motivado. 

 

Mary del Priore
Historiadora e escritora 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »