07/11/2014 às 10h48min - Atualizada em 07/11/2014 às 10h48min

Acadêmicos da Paraíba homenageiam Augusto dos Anjos

Eles prestaram suas homenagens ao conterrâneo Augusto dos Anjos numa emocionada visita ao seu jazigo, no Cemitério N.S. do Carmo

* por Alexandre Moreira
A comitiva foi recepcionada no Museu Espaço dos Anjos.

Atendendo a um convite do Dr. Ivan Müller Botelho, Presidente do Conselho da ENERGISA, o Presidente Damião Ramos Cavalcanti, o Vice-Presidente Luiz Gonzaga Rodrigues e o Diretor Administrativo da Academia Paraibana de Letras Itapuan Botto Targino, chegaram ontem, 06 de novembro, a Leopoldina para participarem das homenagens pelo centenário de morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos que estão sendo realizadas pela ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo do município.Estiveram conhecendo a  Casa De Leitura Lya Botelho onde visitaram as exposições REMEMORIA 80 e LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL: UM CASO DE AMOR.

À tarde foram prestar suas homenagens ao conterrâneo Augusto dos Anjos numa emocionada visita ao seu jazigo, no Cemitério N.S. do Carmo, quando poemas do célebre paraibano foram declamados.

Em seguida foram conhecer o Museu Espaço dos Anjos, antiga residência do poeta e sua família, conservada pelo gênio e dedicação do leopoldinense Luiz Raphael Domingues Rosa. Recepcionados pelo Dr. Ronald Alvim Barbosa, Presidente da ALLA, e pelas acadêmicas Nilza Cantoni, Glória Barroso e Glaucia Costa, trocaram cordiais saudações enquanto eram ciceroneados pelas dependências do Museu. 
Após um farto e tipicamente mineiro lanche, oferecido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes, foram saudados pela Secretária de Cultura do município, Jussara Thomaz, que, encantou com sua simpatia e educação ao agradecer a presença dos visitantes, comentar sobre o sucesso dos eventos locais em homenagem ao centenário de morte de Augusto dos Anjos, e agradecer os presentes recebidos para a biblioteca técnica do Museu Espaço dos Anjos.

A historiadora Amanda Almeida que assessora com maestria e entusiasmo esse nosso importante museu, acompanharam os 3 acadêmicos paraibanos em todos os momentos, apresentando documentos, fotografias e objetos que registram a presença do autor do livro "EU" por Leopoldina na 2ª década do século XX.

Os ilustres visitantes participam também esta sexta-feira, dia 7 de novembro do evento programado para as 19:00h no Museu Espaço dos Anjos, com apresentação do Coral Gregório Magno, palestra: Augusto dos Anjos visto por alguns biógrafos e pensadores, por Nilza Cantoni e José Luiz Machado e logo após lançamento de uma calendário comemorativo Augusto dos Anjos 2015. Nesta sexta-feira, a organização da celebração do centenário espera reunir um verdadeiro elenco de historiadores, pesquisadores, eruditos, a falar sobre a vida, a obra e a fundamental importância de Augusto dos Anjos no cenário das letras e artes.

 (*) Coordenador da Casa de Leitura Lia Maria Muller Botelho


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »