11/11/2014 às 09h36min - Atualizada em 11/11/2014 às 09h36min

Clínica São José terá futuro decidido nesta terça-feira e pode até fechar.

Vários hospitais psiquiátricos de Minas Gerais vêm recebendo ultimatos para se adequarem às normas, e quando não obedecem às recomendações estão sendo fechados.

Luiz Otávio Meneghite
Rodrigo Ferreira de Barros, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste | Crédito de Imagem: Rodrigo Oliveira (Divulgação)

O Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sudeste, Promotor Rodrigo Ferreira de Barros estará reunido nesta terça-feira, 11/11, a partir das 13h30min, com a direção da Clínica São José quando será decidido o futuro daquele hospital psiquiátrico.

Foram convidadas a participar da reunião autoridades de saúde do município, da Coordenadoria de Estado de Saúde Mental, as Gerências Regionais de Saúde de  Leopoldina e de Ubá, representantes do Ministério da Saúde e os integrantes da Comissão de Mediação Sanitária da Macrorregião Sudeste, para definição de medidas urgentes na assistência aos pacientes psiquiátricos.

A Vigilância Sanitária tem realizado visitas para verificar as condições de funcionamento de estabelecimentos do gênero e expedido ordens para que eles se adeqüem às exigências do Ministério da Saúde. Se vencidos todos os prazos para adequação for considerado que ainda existe o risco à prestação dos serviços aos pacientes poderá ser definida a interdição. Aqueles que não se enquadrarem podem até serem fechados. Vários hospitais psiquiátricos de Minas Gerais vêm recebendo ultimatos para se adequarem, e quando não obedecem às recomendações estão sendo fechados.

O Jornal Leopoldinense Online ouviu de uma fonte ligada ao setor de Saúde, que as exigências feitas pela Vigilância Sanitária junto à Clínica São José estão relacionadas à obrigação da manutenção de uma brigada de incêndio, o que, na avaliação da direção daquele estabelecimento hospitalar, inviabilizaria economicamente o funcionamento da Clínica São José. A se confirmar a informação, a direção poderá anunciar o fechamento da CSJ na reunião desta terça-feira. Uma fonte do jornal informou que a Clínica São José poderá fechar as portas a partir de 1º de janeiro de 2015. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »