Leopoldina terá ‘Dia D’ da inserção do implante anticoncepcional no PSF Rosário

Por
2 Min

O Implanon é um implante contraceptivo reversível de longa duração

 A Secretaria Municipal de Saúde realizará no sábado, dia 21 de março, o Dia D da inserção do implante anticoncepcional Implanon, uma iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação do acesso ao planejamento familiar e à saúde da mulher. A ação acontecerá no PSF Rosário, marcando o início da oferta do método nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Como etapa preparatória, a triagem das interessadas começa a partir de hoje nas Unidades Básicas de Saúde. Mulheres entre 16 e 40 anos que desejam utilizar o método devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber orientações e passar pela avaliação necessária para participar da ação. Inicialmente, serão atendidas 60 mulheres.

O Implanon é um implante contraceptivo reversível de longa duração, colocado sob a pele do braço por um profissional de saúde capacitado. O dispositivo libera continuamente o hormônio etonogestrel, oferecendo proteção contra a gravidez por até três anos, com eficácia superior a 99%. Por não depender do uso diário, como acontece com a pílula anticoncepcional, o método reduz significativamente o risco de falhas relacionadas ao esquecimento.

O implante deve ser aplicado preferencialmente nos primeiros dias do ciclo menstrual para eficácia imediata, mas também pode ser colocado após o parto, ampliando as possibilidades de acesso ao planejamento reprodutivo.

Além da alta eficácia, o implante representa mais autonomia e segurança para as mulheres no planejamento de suas vidas reprodutivas. A iniciativa da Prefeitura busca ampliar o acesso a métodos contraceptivos modernos e contribuir para a redução da gravidez não planejada, promovendo mais cuidado, informação e qualidade de vida para a população feminina.

FONTE: Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina