28/11/2014 às 08h24min - Atualizada em 28/11/2014 às 08h24min

Mais de 11 mil candidatos concorrem a vaga de diretor de escola estadual em MG

As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro. Exame terá 60 questões objetivas e duração mínima de uma hora e máxima de quatro

Agência Minas
A E. E. Professor Botelho Reis está incluida entre as que a direção está em disputa.

Ao todo, 11.689 candidatos se inscreveram para participar do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. A lista dos candidatos inscritos está disponível no site www.makiyama.com.br. O credenciamento obtido no processo de certificação ocupacional, que não garante ao candidato direito à ocupação ou nomeação no cargo, terá validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final. Para se candidatar à vaga de diretor de escola estadual, o servidor deve ser certificado. As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro.

A prova terá 60 questões objetivas de múltipla escolha. Serão cobrados conhecimentos gerais em relação às temáticas: políticas públicas de educação de Minas Gerais, referenciais pedagógicos, bases legais da educação, interações sociais na sala de aula e na escola, bem como competências, habilidades e conhecimentos específicos na área de gestão educacional e de gestão pública, como planejamento e gestão de pessoas, compras, patrimônio e de recursos orçamentários e financeiros.

A prova terá duração mínima de uma hora e máxima de quatro horas. O local da prova será informado ao candidato no comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado no endereço eletrônico www.makiyama.com.br. Os candidatos à certificação ocupacional para uma das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B ou C farão prova em Belo Horizonte e os demais candidatos farão prova no município sede da SRE para a qual se inscreveram.

Confira aqui a lista dos candidatos inscritos.

Para mais informações, clique aqui para acessar o edital.

Certificação

A certificação foi criada em 2006 para os cargos de diretores de escolas e, desde então, a Secretaria de Estado de Educação já realizou quatro certificações ocupacionais para esse cargo. Seu objetivo é indicar, objetivamente, se um profissional tem as condições para assumir determinado cargo/função e se corresponde aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. O processo não tem caráter classificatório, ofertando aos candidatos apenas dois status: certificado ou não certificado.

Desde o primeiro processo de certificação ocupacional, 28.901 servidores já foram considerados aptos a ocuparem o cargo de diretor de escola. Na última edição da avaliação, em 2013, foram certificados 2.382 servidores. No processo anterior, feito em 2010, 14.145 foram certificados e eles contam com certificação vigente até dezembro, já que a avaliação tem validade de quatro anos.


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