28/11/2014 às 08h32min - Atualizada em 28/11/2014 às 08h32min

Tema Medo está em cartaz na Biblioteca de Ubá

Os trabalhos expostos têm como objetivo principal mostrar e valorizar as ilustrações dos livros infantis e juvenis

A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 5 de Dezembro.

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Biblioteca Pública Municipal traz para a cidade mais uma exposição de banners em parceria com a Superintendência das Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, órgão da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Nacional do Livro.

Denominada “A Imagem do Medo na Ilustração de Livros Infantis Brasileiros”, a exposição mostra este sentimento presente na literatura infanto-juvenil brasileira e destaca criações de ilustradores de livros que complementam a comunicação visual de textos de autores diversos. Elaborada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil a partir de uma exposição que aconteceu em Pentevedra, cidade da Galícia, na Espanha em 2007, tendo como tema o medo, traz ilustrações de 34 livros que expressam com conceitos e estilos diferentes, este sentimento tão humano e universal, revelando o quanto ele habita o imaginário dos autores e ilustradores brasileiros.

A bibliotecária Rose Flores falou: “esta exposição é a última de uma série de três que realizamos aqui na biblioteca este ano e foi programada para novembro para que pudéssemos estar ainda dentro do período letivo. Os trabalhos expostos têm como objetivo principal mostrar e valorizar as ilustrações dos livros infantis e juvenis, já que o medo é um sentimento que povoa a literatura e o imaginário de escritores e leitores nas histórias que narram as bruxas, o lobo mau, o bicho papão e outros personagens que amedrontam, porque o medo é um sentimento muito humano; por isto, a escolha deste tema, que mostra também a excelência dos ilustradores brasileiros, que têm reconhecimento internacional, como por exemplo, o Ziraldo”.

Dentre os ilustradores destacados no conteúdo exposto estão: Ivan Zigg, Fernando Vilela, Marcelo Xavier, Lélis, Ziraldo, Guto Lins, Claudius e outros, que ilustraram livros como o Chapeuzinho Amarelo, Cinderela, Contos de Enganar a Morte, cujos exemplares, fazem parte do acervo da Biblioteca.

A Exposição “A Imagem do Medo na Ilustração dos Livros Infantis Brasileiros” estará aberta à visitação até o dia 5 de Dezembro, de 8 às 18 horas, na Praça Guido Marlière Nº 28, sede da Biblioteca. Os professores e alunos das escolas de Ubá e cidades vizinhas que desejarem programar visita, devem agendar antecipadamente pelo telefone 3539.6308 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »