01/12/2014 às 15h02min - Atualizada em 01/12/2014 às 15h02min

Vereadores aprovam criação de cargos para implantação de novo serviço de Saúde

Cargos formarão equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuar em parceria com as Equipes de Saúde da Família - ESF.

Luiz Otávio Meneghite
A Gestão do NASF ficará a cargo da Secretaria de Saúde, diz Lúcia Gama.

A Câmara de Vereadores de Leopoldina acaba de aprovar projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo, criando o NASF I – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, cujo  objetivo é ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua responsabilidade, apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços do município e o processo de territorialização e regionalização a partir da Atenção Básica.

O projeto aprovado estabelece que o “NASF”, que faz parte da Atenção Básica e desenvolve ações de responsabilidade em conjunto com as ESF, tratando-se de um Programa Federal, será constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuem em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família - ESF.

Segundo o texto aprovado por unanimidade pelos vereadores e enviado para sanção pelo prefeito José Roberto de Oliveira, o objetivo do NASF é identificar junto com a Estratégia de Saúde da Família e a comunidade no município de Leopoldina as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas cobertas.

Para a execução e implantação do NASF, foram criadas equipes multidisciplinares formadas por Médico especialista em Pediatria ou Ginecologia / Obstetrícia, Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Psicólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta, cujas vagas serão preenchidas através de processo seletivo, mediante edital de convocação com ampla divulgação e acesso ao público.

A Gestão do NASF no Município de Leopoldina ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá o apoio logístico necessário ao desenvolvimento do Programa, cabendo ao Conselho Municipal de Saúde, acompanhar as ações desenvolvidas pelo Núcleo e apresentar relatórios e sugestões a gestora de saúde do município para as devidas providências.

Segundo a Secretária de Saúde, Lúcia Gama “o NASF, também faz parte da RAPS (Rede de Assistência Psicossocial), ou seja, é de fundamental importância dentro da Rede de Saúde Mental que estamos procurando efetivar. Estamos elencando serviços novos que complementem os já existentes. Todos tem uma razão para serem implementados. Saúde mental e reabilitação são atribuições do NASF e isso suprirá uma lacuna que não havia sido prevista no campo da atenção básica. È um trabalho contínuo, multiprofissional e vai se efetivar no território onde a vida acontece”, explica a Secretária.

Fontes: Câmara Municipal de Leopoldina e Secretaria Municipal de Saúde.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »