02/12/2014 às 09h00min - Atualizada em 02/12/2014 às 09h00min

Alunos de Engenharia Ambiental realizam trabalho de campo no Jardim Caiçaras

Eles elaboraram um plano de Educação Ambiental Integrada explicando e orientando cada morador sobre a destinação dos Resíduos Sólidos.

Alunos do 8º Período de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Leopoldina desenvolveram a partir de aula do Professor Felipe Parizzi, um projeto de Educação Ambiental onde puderam mitigar os problemas de Resíduos Sólidos.

Eles elaboraram um plano de Educação Ambiental Integrada de Resíduos Sólidos explicando e orientando cada pessoa sobre o que ela tinha que fazer em relação à destinação do mesmo. Os estudantes escolheram para o trabalho de campo o recém formado bairro Jardim Caiçaras, com a justificativa de que, sendo um bairro distante do centro era sempre mencionado pela própria população local que ele era um bairro esquecido pelo poder público.

O que são resíduos sólidos?

No relatório produzido pelos estudantes, os Resíduos Sólidos Urbanos, vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras:

- Matéria orgânica: Restos de comida, da sua preparação e limpeza;

- Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens;

- Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões, etc;

- Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc;

- Metais: Latas;

- Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos etc.

 

Como foi feita a pesquisa no bairro  Jardim Caiçaras

Foram entrevistadas 15 casas aleatoriamente, um morador por casa a fim de saber as condições dos resíduos gerados pela população do bairro e seu devido descarte. A pesquisa realizada pelos estudantes no bairro Jardim Caiçaras consistiu em encontrar respostas para as seguintes perguntas:

Quantas pessoas moram na residência?

Em cada casa havia em média 5 a 6 moradores, totalizando 85 pessoas.

Onde é descartado o lixo de sua casa?

Cerca de 73% dos moradores fazem descarte incorreto do lixo doméstico, depositando o lixo na rua em frente a suas casas, terreno baldios devido à falta de recipientes de coleta (lixeira, latões, etc..)

Como é feita a coleta do lixo?

A coleta do lixo no bairro é realizada pela prefeitura, que disponibiliza um caminhão para efetivar o recolhimento.

Qual o horário que é feita a coleta de lixo pelo caminhão da prefeitura?

O caminhão passa 3 vezes na semana, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, não tem horário definido, às vezes passa pela manhã ou pela tarde. OBS.: tem semana que nem passa.

Você descarta na hora correta?

60% dos moradores não descartam na hora correta, pois para alguns os horários da coleta de lixo realizada pela prefeitura não correspondem com os que estão em casa, outros por não saberem do horário correta em que o caminhão passa no bairro

Você tem ciência dos risco que existe se houver o descarte do lixo de forma incorreta?

67% dos moradores entrevistados tem consciência dos riscos gerados pelo lixo, porém 33% não, isto pode prejudicar a qualidade de vida dos moradores

Nesse bairro existe grande incidência de pragas (Ratos, Baratas, Cobras, etc...)?

Sim, baratas, ratos entre outros, são animais que podem gerar doenças e têm muitos casos nesse bairro.

Primeiros passos do trabalho de conscientização:

No dia 24/11 foi realizada a entrega de cartilhas de educação ambiental para a população do Jardim Caiçaras. A primeira cartilha ensinava sobre a destinação correta do resíduos sólidos e a segunda explicava o que são resíduos sólidos.

Resposta do Poder Público

O vereador Diego de Freitas Pereira, recebeu cópia do relatório e fez a sua avaliação:

“De acordo com o material colhido através de questionário junto aos moradores daquele bairro, consigo identificar alguns problemas de responsabilidade de nosso município que poderia amenizar ou até resolver este problema, que seguem:

1)Falta dos recipientes adequados para a reserva do material a ser recolhido pelos caminhões de lixo;

2)Não ter estabelecidos horários e dias corretos para o recolhimento do lixo;

3)A não conscientização dos moradores informando a forma correta de se fazer o descarte do lixo e os problemas que podem ser causados.

Tendo em vista estas questões o Poder Público tem o dever de disponibilizar para os moradores deste bairro os recipientes adequados, como latões de lixo, para que estes não fiquem em lotes baldios e nem de fronte as casas, jogados nas ruas. Resolvendo este, teria de regularizar com horários e dias fixos as coletas para o esvaziamento dos recipientes. Por último é necessário uma campanha que mostre aos moradores como fazer a sua parte, recolhendo seu lixo, descartando da forma correta e na hora correta, pois saberão que a parte do município também será feita.

Como Vereador, compete a mim requerer, solicitar e fiscalizar que estas ações sejam realizadas neste bairro, através de documento oficial para que as reivindicações da população cheguem até o Poder Público Municipal para que possam ser executadas da forma adequada”, finalizou o vereador.

Bernardo Samuel Mariano , Rafael Fernandes de Paula , Diego de Freitas Pereira , Eduardo Junio do lima nascimento , Aluísio Massi Pedrosa , Higor Valentim Britto.

Ação dos estudantes

Tendo por base a carta do vereador Diego e o levantamento da pesquisa, os alunos do curso de Engenharia Ambiental analisaram que no bairro não existia sequer uma lata de lixo e voltaram ao local no dia 27/11, debaixo de chuva, para recolher resíduos sólidos e o mais importante: deixar na comunidade 5 latões de lixo doados pelo vereador Diego Sávio para que não houvesse problemas de descarte em terrenos baldios e de animais sujarem a via pública.

 

A conclusão dos alunos

Pesquisas nos dias de hoje demonstram que o impacto da poluição no meio ambiente é a principal causa da elevação da temperatura no planeta, possuindo relação direta com fenômenos naturais que atualmente causam imensas catástrofes pelo mundo. No contexto urbano, o homem contribui à poluição com a produção de resíduos devido à infinidade de produtos colocados à sua disposição.

O objetivo do trabalho é conscientizar a população sobre o problema gerado pelo descarte dos resíduos sólidos. Foi utilizado o método dedutivo e comparativo, realizadas pesquisas pessoais na comunidade supracitada e na legislação ambiental.

Atualmente, a maioria das pessoas encerra em um saco plástico todos os resíduos sólidos que produz, colocando-os em frente de suas residências, transferindo toda a responsabilidade de seu descarte para a Administração Pública.

O homem age de forma indiferente, sem se preocupar com o que vai ser feito com os resíduos, nem na possibilidade de ser reduzida a sua quantidade. Ao adquirir um produto, poucas pessoas se preocupam com o volume de resíduos ou a poluição que ele produziu ou produzirá.  O que importa é a satisfação pessoal e momentânea.

Mesmo nos lugares em que existem recipientes adequados para reciclagem, grande parte da população não os observa. É preciso conscientizar a sociedade de que ela possui papel fundamental na luta por um meio ambiente equilibrado, e da necessidade de sua colaboração na coleta inteligente.

Uma família composta por três pessoas é capaz de produzir até uma tonelada de lixo por ano! O investimento necessário para processar o descarte deste lixo é enorme. E quem paga a conta disso tudo somos nós, os contribuintes.

De forma geral, os municípios utilizam como forma de descarte dos resíduos sólidos urbanos os depósitos a céu aberto. No entanto, há meios alternativos de descarte, como a coleta seletiva, a reciclagem, a incineração, a compostagem e os aterros sanitários. O descarte dos resíduos sólidos urbanos é um dos principais problemas enfrentados pela administração pública municipal, sendo papel da comunidade local a contribuição no sentido de solucionar ou amenizar seus efeitos.

Há grande interesse, tanto para o órgão público como para a sociedade, na diminuição do impacto que os resíduos sólidos provocam no meio ambiente. A Administração Pública deve aprimorar os programas de conscientização referentes ao problema do descarte de resíduos sólidos urbanos, e se necessário for, tomar medidas mais enérgicas, como a criação de leis regulamentando o descarte de resíduos, inclusive impondo sanções para os que a desrespeitarem.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »