05/12/2014 às 22h59min - Atualizada em 05/12/2014 às 22h59min

Escola de Tebas novamente se destaca no cenário nacional

Escola Estadual Justiniano Fonseca dá mais um exemplo de que educação pública de qualidade se constrói com responsabilidade, comprometimento e trabalho em equipe.

O aluno Christoff da Silva Cirino,com a diretora e professoras.

A poucos dias de encerrar o ano letivo de 2014, a Escola Estadual Justiniano Fonseca do distrito de Tebas tem mais um motivo para se orgulhar do trabalho que tem realizado. O aluno Christoff da Silva Cirino, do 7° Ano, é medalha de Ouro na 10a OBMEP.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

De acordo com o site de notícias G1, ao todo, foram premiados 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 de bronze. Além disso, 42.043 foram premiados com menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, que acontecerá em 2015.

O objetivo do evento é estimular o estudo da matemática e incentivar os talentos no estudo da disciplina. A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Além de informações sobre os resultados da competição, os alunos, professores e pais de estudantes podem encontrar materiais didáticos para o estudo da matemática.
O aluno Rodolpho Luiz Santos Mattozinhos, do 8° Ano do Ensino Fundamental, também foi premiado nessa edição da olimpíada, recebendo uma menção honrosa.

Segundo a professora de matemática Izabela Badaró, todos os alunos que passaram para a segunda fase se esforçaram bastante, mas foi perceptível a dedicação do aluno Christoff ao longo das aulas que a docente deu em horário extra-turno.

Não é de hoje que a Escola Estadual Justiniano Fonseca vem se colocando como uma referência no ensino de nossa região. Nos últimos anos, tem mostrado que educação pública de qualidade é possível e se constrói com responsabilidade, trabalho em equipe, profissionais comprometidos e participação da família.

A prova disso são as conquistas que a escola tem alcançado. Na sua lista de vitórias, além, é claro, de efetivar o aprendizado dos alunos, a escola tem se destacado em grandes competições na área da educação.

Por exemplo, em 2013, o professor João Paulo Araújo recebeu o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, o maior prêmio em educação da América Latina.

Em 2014, o aluno Willens Douglas da Costa foi vencedor na etapa municipal na categoria Poema das Olimpíadas de Língua Portuguesa, aprovou no CEFET o aluno Thaylon Wendel Gomes Oliveira, que conquistou o 3° lugar no curso de Mecânica Integrado.

Os projetos dos professores estão sempre sendo selecionados para participar de congressos e seminários e são sempre destaques nas principais revistas de educação do país, além dos excelentes resultados nas avaliações externas.

O que a escola tem feito para alcançar todos esses bons resultados? A resposta é simples: uma educação focada no aprendizado do aluno e no envolvimento com a comunidade. “É impossível pensarmos a escola separada da comunidade”,  afirma a diretora Hortência Almada Fonseca, que ainda conclui “escola e família tem que andar juntas”.

A supervisora Germanda Crecembeni destaca a importância do trabalho em equipe, “só alcançamos todos esses bons resultados porque trabalhamos em equipe, tudo é discutido e elaborado em conjunto, todos participam”. A docente ainda destaca a importância dos trabalhos interdisciplinares que envolvem todos da escola e também a família, e ainda deu como exemplo o projeto realizado pela instituição no último mês “As cores do Brasil: sou África, sou Negro, sou Tebas”, no qual buscaram trabalhar a importância da presença negra para a formação cultural da nossa região.

Para 2015,  a escola já pensa em novos projetos e pretende avançar ainda na mais na busca por ensino público de qualidade.


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