09/12/2014 às 19h50min - Atualizada em 09/12/2014 às 19h50min

Cataguases já tem 4 e quer contratar mais 5 médicos cubanos

A idéia do Secretário é inscrever Cataguases novamente no programa Mais Médicos para que estas vagas possam ser preenchidas por profissionais cubanos.

Geraldo Antonucci quer contratar médicos cubanos para vagas nos postos de saúde.

Cinco vagas para médicos de família estão abertas em Cataguases para trabalhar nos postos de saúde dos bairros Santa Clara (Caic), Paraíso, Primavera e Sol Nascente, e no distrito de Sereno. A informação foi prestada na última quarta-feira, dia 3, pelo Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Leite Antonucci, ao jornal oficial do Município "Cataguases". A idéia do Secretário é inscrever Cataguases novamente no programa Mais Médicos para que estas vagas possam ser preenchidas por profissionais cubanos.

Ele explicou ainda que, diante da recomendação mantida pelo Ministério Público de Minas Gerais, através do promotor de justiça Rodrigo Barros, que atua na área de Defesa da Saúde, para que médicos e demais profissionais dos postos de saúde cumpram a carga horária de oito horas de trabalho diário, os médicos que atendiam naquelas unidades, na impossibilidade de cumprir o recomendado alegando outros compromissos, optaram pela rescisão de seus contratos. "Por isso aproveito para fazer um apelo à população para que também nos ajude", disse o secretário, acrescentando que "quem tiver amigo ou parente médico em outra cidade e esteja disposto a trabalhar em Cataguases, nessas condições recomendadas pelo Ministério Público, procure-nos para a imediata contratação". 

Geraldo Antonucci ressaltou ainda que, se até janeiro essas vagas estiveram disponíveis, vai aproveitar a reabertura do Programa "Mais Médicos", do governo federal, para voltar a cadastrar Cataguases. "Temos hoje quatro médicos cubanos aqui trabalhando, adaptados e cumprindo a carga horária, fazendo o típico trabalho do médico de família, isto é, atendendo as consultas agendadas, mas também dando acompanhamento a hipertensos, diabéticos, gestantes, quer dizer, trabalhando na prevenção", explicou.

O Secretário disse ainda que o Ministério Público está apenas cumprindo o seu papel de provocar a solução para um problema que existe de fato: "não é só chegar até o posto de saúde e realizar vinte consultas em uma hora de trabalho, distribuindo receitas e exames. Não é isso que se espera de um médico de família e essa realidade não está restrita a Cataguases, é um problema que afeta os 94 municípios da Zona da Mata que receberam a mesma recomendação do Ministério Público e é uma realidade que precisa ser enfrentada em todo o país".

Geraldo Antonucci disse ainda que num encontro promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, no último dia 28 de novembro, em Juiz de Fora, e que reuniu secretários de saúde de municípios da chamada macrorregião da Zona da Mata, o coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, promotor Rodrigo Barros, reiterou que também não interessa à instituição e muito menos à população, a desassistência junto aos postos de saúde, já que muitos profissionais ameaçam deixar o programa. "Por isso, ficou decidida a formação de um grupo técnico para formular e apresentar ao Ministério da Saúde propostas de viabilização da carreira dos médicos, a fim de que não haja mais problemas com a frequência e nem o esvaziamento do programa de atenção básica", esclareceu o Secretário.

Fonte: Jornal Cataguases


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »