10/12/2014 às 13h23min - Atualizada em 10/12/2014 às 13h23min

Saúde de Leopoldina será toda interligada pela internet

A ação faz parte do Projeto de Modernização e Informatização da Saúde.

Vinícius Franzoni instalando e explicando a enfermeira da ESF- Bandeirantes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina adquiriu um lote de 51 computadores, 12 notebook’s, 10 tablet’s, 50 placas de rede e 25 roteadores, todos de última geração, que serão utilizados para interligar os setores internos e externos. Os equipamentos já estão sendo instalados em todas unidades de saúde. A ação faz parte do Projeto de Modernização e Informatização da Saúde.

Em outubro, o funcionário Luiz Alberto Faria, Referência Técnica da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, fez treinamento no Ministério da Saúde, em Brasília, para implantação do SISREG-Sistema Nacional de Regulação em Leopoldina.

O SISREG é um software disponibilizado pelo Ministério da Saúde para gerenciamento de todo o complexo regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria.

“Foi um trabalho árduo junto ao Ministério da Saúde para conseguirmos fazer parte do SISREG. Das cidades mais próximas, somente, Juiz de Fora e Belo Horizonte têm”, disse ao jornal Leopoldinense, a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, que detalhou quais serão os benefícios para a população:

 

o objetivo é utilizar as informações do sistema para qualificar o acesso a consultas/exames e procedimentos considerando a prioridade. Também faz parte desse processo a implantação do prontuário eletrônico que permitirá ao médico da rede acessar, em qualquer unidade de saúde, o prontuário do paciente e ter conhecimento de seu histórico e resultado de exames. Isto facilitará e agilizará o tratamento e muitas vezes evitará a requisição de exames já realizados”, revelou

.Hoje, disse a Secretária, “os procedimentos realizados pelos profissionais têm que ser lançados em sistemas específicos e a não alimentação dos dados na própria unidade acarreta o não alcance de metas que podem penalizar o município e consequentemente, na perda de recursos vinculados dificultando, ainda mais, a melhoria dos serviços prestados. Temos que acompanhar as mudanças e utilizar as ferramentas de forma a conseguir dar o melhor de nós. Graças a Deus temos um prefeito que tem essa visão e investe na saúde”, completou Lucia Gama.

Rafael Sindeaux, Raquel Lopes, Luiz Alberto Faria e Manoel Eleutério Neto, Técnicos da Coordenação Geral do SIREG - MS.jpg

 

Leopoldina é contemplada com o Telessaúde

As novidades geradas a partir das ações da Secretaria Municipal de Saúde trazem até a população leopoldinense, as grandes mudanças que vêm acontecendo no mundo através das novas tecnologias. Esta rede imensa de dados e informações digitais provocam grandes mudanças. O conhecimento sobre saúde, o ensinar e aprender, o consultar pessoas à distância fazem parte do Telessaúde.

Depois de muita insistência e persistência, a Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina conseguiu ser contemplada com o Telessaúde que foi recebido com muita vibração pelos profissionais da rede local.

O Telessaúde utiliza modernas tecnologias de informática, eletrônica e telecomunicação para integrar as equipes do Saúde da Família com os centros universitários. A Rede de Telessaúde é composta por seis instituições universitárias de Minas: UFMG, UFU (Uberaba), UFTM (Triângulo Mineiro), UFJF ( Juiz de Fora), Unimontes (Montes Claros) e UFSJ (São João Del Rei).

Segundo Lúcia Gama, a expectativa com o Telessaúde é melhorar a qualidade do serviço prestado, aumentar a facilidade de acesso a serviços especializados, promover a inclusão digital dos profissionais de saúde, reduzir o custo da saúde por meio da diminuição dos deslocamentos para outras cidades. Segundo a UFMG, estima-se que 80% das atividades de Telessaúde evitam o encaminhamento do paciente, pois o caso é resolvido no próprio município.

 

Serviços oferecidos

A teleconsultoria é um sistema de segunda opinião de discussão de casos clínicos nas áreas de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia e fonoaudiologia e a Secretaria Municipal de Saúde já está cadastrando todos esses profissionais de nível superior.

A Secretária Lúcia Gama conta que “num segundo momento, estará em atividade a análise e laudo de eletrocardiograma, com suporte assistencial online de cardiologista em casos críticos e urgentes de cardiologia. Para isso, já adquirimos os computadores com a configuração necessária. Os laudos urgentes serão emitidos em até 20 minutos e os de rotina em 48 horas. Estamos trabalhando para termos um aparelho de eletrocardiograma em cada unidade,” enfatiza a Secretária.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »