15/12/2014 às 09h13min - Atualizada em 15/12/2014 às 09h13min

Governo define que MAPA desenvolverá planejamento para florestas plantadas

Alteração permitirá integração entre atividades e crescimento do setor

O setor de florestas plantadas tem relação direta com importantes segmentos da economia nacional.

O governo federal atendeu a um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do setor produtivo e transferiu para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) as ações de planejamento, implementação e avaliação das políticas direcionadas para o setor de florestas plantadas. A mudança foi estabelecida por meio do decreto 8.375, publicado na edição de hoje do “Diário Oficial da União”.

Para Camila Braga, assessora da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, a definição institucional do setor no MAPA vai muito além da mudança física. “Integrado às demais atividades agropecuárias cujas políticas já são desenvolvidas e coordenadas pelo MAPA, o setor de florestas plantadas estará num ambiente propício para continuar crescendo de forma sustentável”, afirmou.

Além desta definição, o governo estabeleceu, por meio do decreto, que o MAPA elaborará o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDFP), com horizonte de dez anos. O plano, que vai nortear a política agrícola para florestas plantadas, será atualizado periodicamente, considerando o diagnóstico do setor, a avaliação dos cenários e as metas de produção florestal.

O setor de florestas plantadas tem relação direta com importantes segmentos da economia nacional, incluindo construção civil, siderurgia e carvão vegetal, movelaria e energia, papel e celulose. Neste último, a expectativa é de que a capacidade de produção dobre nos próximos 10 anos. “Para atender a demanda adicional de todos os segmentos, será preciso plantar três milhões de hectares a mais com florestas em uma década”, completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional da Agricultura


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »