15/12/2014 às 09h18min - Atualizada em 18/12/2014 às 14h37min

Leitores pedem a Papai Noel revitalização das praças de Leopoldina

Outros pedidos também são lembrados como a eliminação do mau cheiro do córrego Feijão Crú, os buracos nas ruas o estacionamento rotativo e um novo cemitério.

Todos anos, nesta época, realizamos uma enquete semelhante para saber o que desejam os leopoldinenses para sua cidade, prioritariamente. O objetivo é fazer chegar aos administradores locais o que pensa a população, contribuindo para a tomada de decisão em sintonia com aqueles que pagam os impostos e querem vê-los transformados em benefícios para o local onde vivem.

Como o Natal é a ocasião quando se trocam presentes tendo como símbolo a figura do Papai Noel, resolvemos invocar o ‘Bom Velhinho’ para que faça chegar ao prefeito os pedidos relacionados na enquete e que eles sirvam de orientação na escala de prioridades do Governo Municipal.

Qual o presente de Natal você pediria para Leopoldina?

1º) Revitalização de nossas praças............................................................................38,2%

2º) Eliminação de buracos nas ruas...........................................................................14,7%

3º) Eliminação do mau cheiro do Feijão Crú............................................................11,8%

4º) Estacionamento rotativo no centro......................................................................10,3%

5º) Um novo cemitério............................................................................................... 8,8%

6º) Mais segurança pública.........................................................................................7,4%

7º) Melhor sinalização de trânsito...............................................................................5,9%

8º) Eliminação do mau cheiro nos bueiros..................................................................2,9%

Participaram da enquete 323 leitores

Praça Felix Martins em pauta em reunião de arquitetos leopoldinenses

João Gabriel Baia Meneghite

Um movimento em prol da Praça Felix Martins está reunindo arquitetos da cidade de Leopoldina para criar um projeto com a participação da sociedade. Segundo o arquiteto Marco Aurélio de Souza, o objetivo é reunir todos os profissionais de arquitetura, representantes de entidades e voluntários de vários segmentos da sociedade para debater acerca de nossa praça, que é o coração de Leopoldina. "não estamos visando nenhum lucro, apenas queremos contribuir com a nossa cidade. Este pode ser o primeiro passo para outras parcerias", comentou.  A arquiteta Cláudia Bonin revelou que a idéia está sendo abraçada por todos os profissionais da cidade. O arquiteto Rafael Valentim, leopoldinense, com atuação profissional em Juiz de Fora também se solidarizou com a idéia e integra  o grupo

A primeira reunião aconteceu no último sábado, 06/12, no escritório Barbosa|Aurélio, em Leopoldina. Também participou da reunião a Secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Jussara Tomáz, que apresentou ata da reunião do Conselho de Patrimônio Cultural que ocorreu em fevereiro deste ano, ocasião em que foi doado ao município um projeto de reclassificação da praça Felix Martins, baseado num estudo que virou tese de mestrado da arquiteta urbanista Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli, que é leopoldinense e professora substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Urbanismo pela UFRJ e doutoranda pela USP.

Os arquitetos, que também debatem o assunto via facebook, elogiaram a iniciativa de Lívia e demonstraram-se entusiasmados com a possibilidade de agendamento de uma audiência pública para apresentação do projeto. Eles consideram que a pesquisa feita por Lívia Muchinelli é um ponto de partida e que pode ser aperfeiçoada com a participação de vários profissionais de arquitetura da cidade, bem como outros segmentos da sociedade. 

O jornal Leopoldinense,forneceu fotos e vídeos da antiga praça. Segundo os profissionais, a população também pode ajudar enviando fotografias antigas para um estudo mais profundo de detalhes da praça Félix Martins.

Um assunto que os arquitetos demonstraram preocupação é em relação a aceitação da população. Para isto, eles consideram que podem ser expostos em espaços públicos projeto em 3D e um memorial detalhado para a população ficar ciente do que pode ser realizado. 

Outra preocupação é preservar aspectos históricos e adequar a praça à realidade atual, devendo ser considerados a sua utilidade para a população, que realiza frequentemente caminhadas, utilizam-na para prática esportiva, recreação e apresentações culturais.

As fontes de financiamento do projeto podem ter a participação do setor público e privado. Segundo Jussara Tomaz, há uma inquietude do prefeito em resolver este problema da praça e que ele precisa de uma planilha de custos para correr atrás de verbas, comentou a secretária.

Uma audiência pública poderá ser agendada nas próximas semanas para avançar no planejamento dos trabalhos.

Comissão analisa projeto de urbanismo de Leopoldina elaborado pela UFJF

Luiz Otavio Meneghite

O engenheiro Eros Souza Leão Araujo, Superintendente de Planejamento Urbano de Leopoldina, preside a Comissão Municipal de Análise do Projeto ‘Urbanismo Leopoldina’, desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É o que estabelece Portaria assinada pelo prefeito José Roberto de Oliveira, publicada na edição nº 1279, de 8/7/2014, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

De acordo com o ato oficial compõem a Comissão o advogado João Paulo do Vale Fófano, Secretário Municipal de Governo; o engenheiro José Márcio Gonçalves Lima, Secretário Municipal de Obras; o Secretário Interino de Meio Ambiente e Habitação, Saulo Lopes Barbosa; o administrador Edésio Gouvea Andries, Secretário Municipal de Fazenda; o engenheiro Eros Souza Leão de Araújo, Superintendente de Planejamento Urbano; a Assessora Executiva do Gabinete do Prefeito, Karla de Oliveira Daniel Pimentel; o administrador Bruno Flores Gonçalves, Secretário Municipal de Administração e a advogada Viviane César Correa, Procuradora Geral do Município.

A Portaria não estabelece prazo para a Comissão apresentar o resultado de sua análise do projeto.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »