15/12/2014 às 09h46min - Atualizada em 15/12/2014 às 09h46min

Diminui o número de pessoas que vão dar presentes no Natal

Falta de dinheiro para comprar presentes é apontada como o maior motivo

Luiz Otávio Meneghite

 O Natal é uma festa comemorada no dia 25 de dezembro, quando os cristãos rememoram o nascimento de Jesus Cristo.  A data foi oficialmente criada pelo Papa Libério, no ano de 354 d.C. Nesta data as pessoas trocam presentes para lembrar que os três reis magos - Belchior, Baltazar e Gaspar que ofereceram presentes para o menino Jesus após o seu nascimento.

A prática de se dar presentes representa essa história, porém, Papai Noel é uma figura criada  a partir de uma menção a um bispo romano, do século V, “São Nicolau”, que oferecia, donativos - às escondidas - às filhas de um homem muito pobre. Assim também surgiu o amigo secreto, como uma forma escondida de presentear as pessoas e também de colocar presentes debaixo da árvore de natal, sem que ninguém saiba de quem são e quem os colocou ali.

Lembro-me que, quando era criança, meus padrinhos e os de meus irmãos, de batismo e de crisma, iam todos os anos à nossa casa levar presentes por ocasião de nossos aniversários e no Natal. Ganhávamos belos presentes. Os mais comuns na época eram bonecas para as meninas e bolas e revólveres de espoleta para os meninos.

A festa, antes puramente cristã, tornou-se um apelo maior do comércio e da indústria para venderem mais e a lista de presentes tornou-se mais variada com cada vez mais novas tecnologias.As vendas, antes feitas exclusivamente nas lojas da cidade, passaram a ser maiores nas lojas virtuais.

A lista de presentes é cada vez mais variada e as oportunidades e os oportunistas que utilizam a imagem pura do ‘Bom Velhinho’ é cada vez mais difundida, mas é bom ficar atento aos gostos das pessoas na hora de comprá-los.

Mesmo com o avanço das tecnologias, não há dúvidas de que as crianças continuam  ligadas a brinquedos e a variedade deles nas lojas especializadas é cada vez maior. Não pense que uma roupa ou um sapato irá agradar mais os pequenos do que os brinquedos, isso é um engano e tanto.

Os adolescentes gostam muito de música e aparelhos de Som, iPod, Mini System e Micro System, Som Portátil, MP Players e artigos de informática, como jogos, são bons presentes, além de roupas, sapatos, tênis, acessórios e perfumes, dentre outros.

Presentear e agradar as mulheres, que são mais exigentes, é uma tarefa mais difícil,  mas,  jóias, sapatos, bolsas, roupas finas e perfumes em geral são bem aceitos. Os homens, diferentemente delas, são mais fáceis de serem presenteados com carteiras, sapatos, camisas, calças e também perfumes.

Os mais idosos não são muito fáceis de agradar. É preciso estar bem atento aos gostos deles, mas os melhores são produtos que possam usar todos os dias, como perfumes, sabonetes, pijamas, camisolas e, porque não, uma caixa de bombons finos. Além, é claro, de retribuirmos a eles um pouco do que durante toda uma vida  nos dedicaram como pais e avós, com carinho redobrado.

Falamos muito de presentear os familiares, mas não podemos  nos esquecer de presentear as pessoas que fazem parte de nossas vidas cotidianamente como a empregada doméstica, o varredor de nossa rua, o  gari do caminhão de coleta de lixo. Não importa o valor do presente. Na maioria das vezes apenas o gesto da lembrança é o maior presente.

O mais importante de tudo é que a data nos permita dar e receber alegria e paz, e termos, principalmente, saúde para enfrentarmos as agruras do dia a dia.

Vejam agora os números da enquete que ficou disponível para votação no Jornal Leopoldinense Online de sexta-feira, 5/12 a domingo, 14/12.

Você dá presente(s) no Natal?

1º)Não tenho dinheiro para comprar presente(s).......................................................41,8%

2º)Sim........................................................................................................................36,4%

3º)Não........................................................................................................................20,0%

4º)Não tenho a quem presentear..................................................................................1,8%

Participaram da enquete, 219 leitores.

.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »