16/12/2014 às 08h29min - Atualizada em 16/12/2014 às 08h29min

Começa esta semana em Recreio o reflorestamento da APP do manancial

A princípio o local a ser reflorestado será a margem esquerda do manancial, com autorização do proprietário da Fazenda Ribeirão, de Gilson Pereira.

Demarcação da área a ser reflorestada.

Começa esta semana no município de Recreio a execução do projeto pioneiro de reflorestamento da área de proteção permanente do manancial, localizada a aproximadamente 2 km da área urbana.

Intitulado de “Reflorestamento Já! Eu Apoio!”, o projeto idealizado pela Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE”, contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas – IEF/Leopoldina, que doou mais de 250 mudas nativas e frutíferas para o plantio. O SAAE também adquiriu mais de 150.

A princípio o local a ser reflorestado será a margem esquerda do manancial, com autorização do proprietário da Fazenda Ribeirão, de Gilson Pereira e de acordo com o Art. 3º e 4º do Código Florestal, Lei nº 12.651/2012. O espaço já foi demarcado e cada árvore será plantada em um raio de 10 m. Á margem direita, onde está situada a Fazenda Sesmaria, o proprietário Gilberto Junqueira também já autorizou o reflorestamento e a área será demarcada na sequência.

Para mobilizar a sociedade, na quarta-feira (17), a partir das 8h, em frente à sede do SAAE, será feito a distribuição de sementes de árvores acompanhadas de panfletos educativos e o adesivo com a marca do projeto. A mobilização contará com a participação dos alunos da rede municipal e estadual de educação. O plantio das mudas na APP do manancial será realizado na quinta-feira (18).

“Ao término do reflorestamento de todo espaço delimitado a nossa ideia é criar uma área de proteção ambiental”, informou o Prefeito Municipal Ônio Fialho Miranda.

O projeto fará também a revitalização da flora das nascentes dos córregos que abastecem a cidade, localizado na Serra das Virgens.

Por que estamos reflorestando as nossas áreas de proteção permanente “APP”?

Em 2014, vivenciamos em Recreio um dos piores períodos de estiagem da nossa história, acarretando com a escassez de água em açudes, fontes, córregos e no manancial que abastece a cidade. No ápice do longo período sem chuva, entre setembro e outubro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” foi obrigado a racionar o abastecimento às residências durante 12 horas. Na tentativa de amenizar este transtorno da falta de água, o SAAE e a Prefeitura Municipal resolveram efetivar o projeto “Reflorestamento Já! Eu Apoio!”.

O reflorestamento da área do manancial de Recreio é importante, pois irá proteger as cabeceiras, o curso do córrego e o volume da água. Sem essas árvores a água da chuva penetra com mais intensidade no solo e os sedimentos são depositados dentro do córrego, provocando assoreamento e mudanças na qualidade da água, neste sentido o projeto de recomposição florestal do nosso manancial será essencial para a manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos.

A área a ser reflorestada servirá também para a manutenção da nossa fauna no seu habitat natural, evitando que eles venham para a cidade em busca de alimentos e correndo o risco de serem extintos pelo homem. Segundo pesquisas, uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia, e ao transferir esta absorção para o ar trocando o CO2 (Gás carbônico) por O2 (Oxigênio) acontece a mistura com as partículas de poluição e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuvas, ajudando a equilibrar o nosso clima.

Por estes motivos pela primeira vez o município de Recreio está assistindo a concretização do projeto “Reflorestamento Já! Eu Apoio!”, atendendo assim ao direito fundamental de todo brasileiro: um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme assegurado no art. 225 da Constituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »