20/12/2014 às 17h35min - Atualizada em 20/12/2014 às 17h35min

Diplomado pelo TRE, Pimentel se emociona ao lembrar ditadura militar

O senador eleito Antônio Anastasia, seus suplentes, os 77 deputados estaduais e os 53 deputados federais eleitos também foram diplomados pelo presidente do TRE-MG

Pimentel ressaltou a importância de celebrar a soberania do voto popular.

Em discurso emocionado nesta sexta-feira, 19/12, o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, lembrou o período sombrio da ditadura militar e destacou a conquista das liberdades civis no país, alcançada com o sacrifício de brasileiros que lutaram contra o regime de exceção.

"Felizmente, o Brasil tem hoje um sólido e bem enraizado regime democrático, vigoroso o suficiente até para suportar iniciativas daqueles que se opõem a ele. Sou de uma geração que lutou e se sacrificou pela causa da liberdade civil no país", disse Pimentel, emocionado e aplaudido de pé, durante a cerimônia de diplomação dos políticos eleitos no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Militante político perseguido e preso pelos militares no final dos anos 60 e início dos 70, Fernando Pimentel disse ver nos movimentos minoritários de cidadãos brasileiros que foram às ruas recentemente pedindo a volta da ditadura militar no Brasil uma prova da maturidade das instituições no país.

"Hoje, esses nossos patrícios podem pedir o que pedem e não correm o risco de serem perseguidos, de terem seus direitos civis cassados, de serem presos ou torturados. Não há perigo de perderem suas vidas, de se tornarem desaparecidos como centenas de brasileiros e brasileiras, cujos nomes estão gravados na lista da Comissão Nacional da Verdade", assinalou.

O governador eleito ressaltou a importância de celebrar, na cerimônia de diplomação, a soberania do voto popular no sistema democrático brasileiro. "É o mais importante instrumento da democracia. Neste palco, aqui, estão reunidos os representantes legítimos da vontade do povo de Minas Gerais, no Executivo e no Legislativo", apontou.

"A alegria dessa vitória aumenta ainda mais porque vem avalizada pelo poder judiciário, aqui representado pelo Tribunal Regional Eleitoral", completou o governador eleito em seu pronunciamento. 

Fernando Pimentel ainda reafirmou seu compromisso de honrar o mandato a ele confiado pelo voto do eleitor mineiro. "Jamais vou me afastar dos valores éticos, morais e, principalmente, do caminho democrático que o país construiu, graças ao sacrifício de tantos brasileiros e brasileiras".


Assessoria de Imprensa do PT-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »