20/12/2014 às 22h12min - Atualizada em 20/12/2014 às 22h12min

ALMG dará posse ao governador Fernando Pimentel

Reunião Solene de Plenário está marcada para 1º de janeiro, quando também toma posse o vice Antônio Andrade.

A ALMG dá posse ao governador eleito Fernando Pimentel e ao seu vice-governador Antônio Andrade em Reunião Solene.

ALMG dará posse ao governador Fernando Pimentel

 

Reunião Solene de Plenário está marcada para 1º de janeiro, quando também toma posse o vice Antônio Andrade.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá posse ao governador eleito Fernando Pimentel e ao seu vice-governador Antônio Andrade em Reunião Solene de Plenário marcada para o dia 1º de janeiro de 2015, às 9 horas. A cerimônia contará com a presença de parlamentares, autoridades, prefeitos e vereadores.

Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegarão à ALMG pelo Hall das Bandeiras, passarão pelos dragões da Inconfidência e serão recepcionados por uma comitiva de parlamentares. Em seguida, passarão por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e seguirão até o Plenário.

No Plenário, Pimentel e Andrade serão saudados por cadetes da Polícia Militar, que estarão empunhando o espadim Tirandentes. A solenidade de posse será conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Após a composição da mesa da cerimônia, haverá a execução do Hino Nacional pelo rapper mineiro Flávio Renegado.   

Durante a solenidade, o governador e o vice entregarão ao presidente da ALMG suas declarações de bens. Em seguida, será firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, que será assinado pelo novo governador e seu vice.

Depois, o presidente da ALMG vai declarar Fernando Pimentel e Antônio Andrade empossados e entregar-lhes uma placa com o texto do compromisso constitucional prestado por ambos. Eles receberão também exemplares das Constituições Federal e Estadual. A solenidade terá ainda discursos do governador e do presidente da ALMG.

Ao final da cerimônia, Pimentel deixará o Plenário passando pela cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros e seguirá para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a solenidade de transmissão do cargo, marcada para as 11 horas.

Novo governador foi prefeito de BH e ministro do Desenvolvimento

Fernando Pimentel nasceu em Belo Horizonte em 1951. Economista e professor universitário, foi eleito prefeito de Belo Horizonte para o mandato de 2005 a 2008 pelo PT, partido que ajudou a fundar.

Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2011 e 2014, quando deixou o cargo para iniciar sua pré-campanha para governador. Com 52% dos votos válidos, foi eleito governador de Minas Gerais no 1º turno, vencendo o candidato Pimenta da Veiga (PSDB).

Vice-governador foi deputado estadual por três mandatos

Natural de Patos de Minas (Alto Paranaíba), Antônio Andrade é produtor rural e engenheiro civil. Filiado ao PMDB desde 1987, foi prefeito de Vazante (Noroeste de Minas) de 1989 a 1992. Elegeu-se consecutivamente deputado estadual em 1994, 1998 e 2002. Na ALMG, foi 1º-secretário da Mesa Diretora de 2003 a 2006.

Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2012. Em 2013, tornou-se ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assessoria de Imprensa da ALMG

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »