23/12/2014 às 22h32min - Atualizada em 23/12/2014 às 22h32min

Ubá inicia municipalização do trânsito

A Câmara Municipal de Ubá aprovou, recentemente projeto do Executivo criando doze cargos de agentes de trânsito

A Prefeitura de Ubá está em processo de municipalização do trânsito (foto ilustrativa)

A Prefeitura de Ubá anunciou que estão sendo concluídos os procedimentos para a municipalização do trânsito. Neste sentido a atual administração está trabalhando na estruturação administrativa, preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Conselho Nacional de trânsito (Contran) e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Para que os municípios passem a ser parte efetiva do Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamento suas funções, é preciso criar órgãos ou entidades executivos municipais de trânsito. esta estrutura deve estar apta para executar as atividades de engenharia, educação para o trânsito, além de dar apoio ao funcionalentio da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

"A JARI está oficialmente instalada em Ubá. Conseguimos criar e nomear os seus integrantes, um passo decisivo para municipalizar o trânsito ubaense", revela Renato Cantarino, gerente da Divisão de Trânsito agora denominada Transubá. O Decreto 5624/2014 regulamenta a criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações  ea Portaria 11.815 nomeia o secretário de Meio Ambiente, Filipe Tamiozzo, como autoridade do trânsito no município.

Através da Portaria 11.816 foram nomeados o Capitaõ PM José Procópio Correa Júnior e o Cabo PM Gleuson Boareto como representantes da Polícia Militar na Junta, assim como Renato Cantarino e Márcio Gesualdi como representantes da Prefeitura e Evaldo de Paula dos Santos e Edson magaton representando as entidades ligadas à área de trânsito.

 

Agentes de Trânsito vão para a rua

A Câmara Municipal de Ubá aprovou, recentemente projeto do Executivo criando doze cargos de agentes de trânsito. Renato Cantarino explica a função deste profisional. "É a ele que incumbe orientar e prestar informações aos cidadãos, executar a fiscalização do trânsito em geral e de veículos que fazem o transporte escolar rural e urbano, moto-taxi, transporte coletivo de passageiros, táxi, ciclomotores, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis por infrações de circulaçao, estacionamento e parada dos veículos".

A Prefeitura de Ubá vai promover em 2015 concurso público para preenchimento das vagas de agente de trãnsito. E as opções não param por aí; a humanização do trânsito também é uma prioridade da administração municipal. A Transubá, em cumprimento ao que diz o Estatuto do Idoso, está emitindo credenciais para as vagas de veículos regulamentadas no centro da cidade. Para requerer a credencial o interessado deve se dirigir à Sessão de Protocolo da Prefeitura, munido de xerox da CNH, DUT 2014 e os documentos do veículo que devem estar em nome do requerente.

Fonte: Jornal O Noticiário


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »