26/12/2014 às 15h20min - Atualizada em 29/12/2014 às 14h40min

Antena de telefonia celular já está quase pronta em Providência.

Instalação faz parte do Projeto Minas Comunica II e em poucos dias a região começa a receber sinal de celular da VIVO

Luiz Otávio Meneghite
O espaço é alugado pela VIVO no Sitio São Matheus no perímetro urbano de Providência.

Os moradores de todos os distritos do Município de Leopoldina estão recebendo as obras de instalação das antenas para receber sinais de telefonia celular. O projeto integra o Programa Minas Comunica II, lançado em março de 2014. Segundo o colaborador do jornal Leopoldinense na região de Providência e Vila de São Martinho, Claudio Batista, está quase pronta a torre de celular de Providência(foto), que vai operar com a tecnologia VIVO 3 G PLUS. O espaço é alugado pela VIVO no Sitio São Matheus no perímetro urbano de Providência.

Após a instalação dos equipamentos tem início o processo de certificação das antenas pelo Governo de Minas. A certificação do serviço está sendo realizada por técnicos e engenheiros do Departamento de Teledomunicações (DETEL) Rede Minas e Companhia de Habitação de Minas Gerais.

A implantação do serviço já está em andamento em outros distritos como em Abaiba, onde a instalação da torre já foi feita, Ribeiro Junqueira, Tebas e Piacatuba. Após a instalação da antena será feita a liberação do sinal por parte da Vivo/Telefônica, responsável pela execução dos serviços.

A expectativa era a de que até o final do ano, 50% dos 692 distritos de 359 municípios mineiros teriam sido beneficiados, como previa a meta da segunda edição do programa.

O objetivo do Minas Comunica II é reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. Quando estiver 100% concluído, o programa terá beneficiado cerca de 1,17 milhões de pessoas.

Autoridades comemoram a conquista 

O prefeito José Roberto de Oliveira, comemora o fato de Leopoldina ter 5 distritos entre os que vão receber o sinal de celular por meio do programa.

“Essa ação vai possibilitar a adoção de programas de formação online para educadores e alunos, acesso a serviços de segurança, saúde, oportunidades de negócios ao homem do campo e ao produtor rural, além de informações online do que acontece no Brasil e no mundo”, festeja.

Desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda, o Minas Comunica II atende os distritos que segundo o Censo IBGE 2010 ainda não contavam com o serviço de telefonia celular. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2016, 24 meses após a assinatura do termo de compromisso com a Vivo/Telefônica.

“O acesso à telefonia móvel e transmissão de dados vai beneficiar quem mora ou trabalha nos distritos e também os viajantes, uma vez que a cobertura no Estado está sendo ampliada para os distritos já reconhecidos pelo IBGE. A possibilidade de comunicação via celular facilita o acesso à saúde, à segurança e também a serviços públicos que já podem ser agendados pela internet. Sem dúvida, esse benefício poderá representar também mais oportunidade de renda para os distritos”, afirmou Renata Vilhena, prestes a deixar o governo de Minas.

A operadora oferecerá o serviço com tecnologia mínima 3G (padrão UMTS). A transmissão de dados terá capacidade de suportar velocidade de, no mínimo, um Mbps, em condições normais de operação. A oferta de mobilidade e roaming também é obrigatória, em conformidade com as regras da Anatel e a operadora deverá oferecer planos pré e pós-pagos.

Parceria com a prefeitura

Antes de implantar o serviço, a Vivo protocolou o atendimento na prefeitura com o  prefeito José Roberto de Oliveira que se tornou parceiro na execução dos serviços. Após a instalação dos equipamentos tem início o processo de certificação das antenas pelo Governo de Minas. A certificação do serviço está sendo realizada por técnicos e engenheiros do DETEL-Departamento de Telecomunicações, Rede Minas e COHAB-MG. Durante esse procedimento, se for necessário, serão solicitados ajustes para atender aos requisitos do programa

Incentivo fiscal

Os investimentos previstos somam R$ 112,4, milhões uma economia de 17,75% ante o valor de referência fixado em R$ 138,4 milhões. Os recursos estão sendo aplicados por meio de concessão de crédito outorgado de ICMS, vinculados à instalação de estações de rádio base (ERBs) de suporte ao Serviço Móvel Pessoal e ao seu funcionamento.

Fontes: Arquivo Jornal Leopoldinense, Agência Minas, Prefeitura de Leopoldina e foto de Claudio Batista, de Providência.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »