28/12/2014 às 10h45min - Atualizada em 28/12/2014 às 10h45min

Dimas leva 42 alunos da Academia de Capoeira Cobrinha a evento na PUC Rio

Mestre Cobra Mansa passou 1ª Vivência de Capoeira de Angola em Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite
Mestre Dimas e seus alunos na PUC Rio em novº 2014

A equipe de Capoeira Cobrinha, de Leopoldina, com 42 alunos sob o  comando do Mestre Dimas, participou no dia 19 de novembro de 2014, de um evento de Capoeira na PUC-Rio. É a nona vez que a equipe de Leopoldina participa desse evento juntamente com o Mestre Camurça, do Rio de Janeiro. A delegação leopoldinense viajou com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura de Leopoldina.

 

Mestre Cobra Mansa esteve em  Leopoldina em 2014

O Mestre Cobra Mansa, um dos mais famosos capoeiristas do mundo esteve em Leopoldina nos dias 9 e 10 de agosto de 2014, oportunidade em que esteve hospedado na residência do capoeirista Mestre Dimas e passou aos alunos da Academia de Capoeira Cobrinha a 1ª Vivência de Capoeira de Angola. Amigo pessoal do Mestre Dimas, Cobra Mansa morou em Leopoldina por cerca de seis meses no final dos anos de 1970. A amizade entre os dois capoeiristas é tão grande que Cobra Mansa levou Dimas a participar do IIIº Congresso Internacional de Capoeira de Angola em Washington, no Estados Unidos em1997. No dia 26 de novembro de 2014, Mestre Cobra Mansa assinou na França com o Presidente da UNESCO, o documento que reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

Quem é Mestre Cobra Mansa

Cinézio Feliciano Peçanha, conhecido como Mestre Cobra Mansa e Cobrinha, 54 anos, nascido em Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro, é um mestre de Capoeira do gênero Angola e foi um dos fundadores da FICA- Fundação Internacional de Capoeira de Angola (FICA), com sedes em diversos países da Europa, Américas e Ásia.

Mestre Cobra Mansa é bem conhecido na capoeira mundial. Começou na capoeira em 1973 junto comMestre Josias da Silva e Raimundo noRio de Janeiro, mais precisamente em Duque de Caxias. Jogou capoeira em rodas de Duque Caxias com os mestres Russo e Peixinho de Caxias.

Em 1974 Cobra Mansa começou estudos em capoeira com o Mestre Moraes sempre na modalidade Angola. Antes de dedicar sua vida à Capoeira de Angola, Cobra Mansa trabalhou comofotógrafso e vendedor de rua. Em 1979 foi para Belo Horizonte onde trabalhou como policial por 2 anos. Em 1981  passou a residir em Salvador onde começou a organizar uma escola, a GCAP (Grupo Capoeira de Angola Pelourinho), juntamente com Mestre Moraes.

 

História

Durante seus últimos anos de atuação na GCAP, os Mestres Cobrinha e Moraes tiveram divergências na gestão da escola. Ao final Mestre Cobrinha e vários outros integrantes saíram do GCAP, passando a integrar a FICA. Graças a um convite da Aussar Auset Society, Mestre Cobrinha mudou-se para os Estados Unidos, onde abriu uma escola em Washington em 1994. Posteriormente ele começou a atuar como professor adjunto na George Washington University e também presidiu a recém fundada FICA.

Em 2004 ele deixou os EUA e voltou a residir em Salvador, no Brasil, criando o Kilombo Tenonde, organização que atualmente conta com duas sedes, sendo uma em Salvador e a outra em Valença, região sul da Bahia. O Quilombo Tenonde atua no ensino e divulgação da Capoeira e no desenvolvimento de projetos de agriculturaorgânica.

Seu estilo

Os nomes de roda Cobra Mansa e Cobrinha foram adotados por conta do estilo de luta e jogo deste mestre. Sua habilidade para introduzir inovações e movimentos acrobáticos o transformou no mais influente Angoleiro (praticante de Capoeira de Angola) da sua geração. Cobra Mansa nunca tentou colocar a Capoeira de Angola acima da Capoeira Regional, sempre destacando a complexidade desta última. Ele sempre buscou manter contato com capoeiristas e rodas de capoeiristas regionais, e deu grande contribuição para resolver antigas rixas entre os adeptos dos dois estilos. Com essa postura ele tornou-se respeitado por capoeiristas dos dois estilos e permanece como um modelo para os capoeiristas mais jovens .

Mestre Cobrinha é renomado como um grande mestre da Capoeira de Angola, respeitado por seu profundo conhecimento da arte da Capoeira e por sua atuação como professor, na qual sempre procurou divulgar a história e a cultura da Capoeira. Também é respeitado por seu estilo dinâmico e agressivo no jogo de roda.

Recentemente ele completou uma jornada pela região centro-oeste da África, em busca das raízes da Capoeira naquele continente. Esteve por algum tempo em Angola e Moçambique pesquisando sobre o "N'golo" e outras tradições culturais locais que tenham contribuído de alguma forma, no passado, para o desenvolvimento da Capoeira..

 

Fonte: Com informações do Wikipédia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »