31/12/2014 às 14h45min - Atualizada em 31/12/2014 às 14h45min

Núcleo de Cães de Faro do Mapa ganha novos parceiros

IICA e Polícia do Exército vão compartilhar experiências e técnicas com o GT responsável pelo núcleo

O Grupo de Trabalho para criação do primeiro Núcleo de Cães de Faro especificamente treinados para atuar na fiscalização agropecuária do Brasil, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), ampliou o leque de possibilidades do núcleo fazendo parcerias com duas importantes instituições, que darão grande suporte na criação do núcleo: o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Polícia do Exército.

Os animais, que a princípio atuarão em aeroportos e aduanas reforçando a fiscalização, auxiliarão os fiscais, tornando mais célere e mais preciso os procedimentos de fiscalização agropecuária nos pontos de ingresso, definitivamente sem perder em qualidade e apuração do rastreio das cargas.

Segundo Mirela Eidt, coordenadora substituta do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), o processo de implantação do projeto está se consolidando, uma vez que o local em que o núcleo se instalará está em fase final de seleção e as parcerias conferem experiência e eficiência na implementação da unidade.

“Segundo o acordo entre as partes, a Polícia do Exército e o IICA ajudarão na captação e treinamento dos animais, dividindo a experiência que eles têm com cães de faro com o pessoal do Mapa. Após dois anos de aprendizado na prática, nossos parceiros saem de cena, deixando o núcleo a cargo exclusivamente do Ministério”, afirma Mirela.

Ainda segundo ela, a princípio, será implantando um projeto piloto no aeroporto de Brasília, que posteriormente será expandido a outros locais estratégicos. “Estamos checando a possibilidade da implantação do núcleo em outras cidades”, disse. 

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Lyra


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »