31/12/2014 às 15h01min - Atualizada em 31/12/2014 às 15h01min

Carnaval 2015

Por Luciano Baía Meneghite

 Fajardo inicia ensaios

Desde o início de dezembro O bloco Fajardo & Cia  já vinha divulgando seu samba, mais uma vez de autoria de Miguel Valentim. Segundo Rita Fajardo, o bloco iniciará seus ensaios por volta do dia 15 de janeiro, na Praça do Rosário. O enredo fala da volta do bloco ao carnaval leopoldinense depois de quatro anos de ausência. Breve serão divulgados os postos de venda de camisas.

Prefeitura assume carnaval da Praça do Urubu

  Diante da recusa de antigos organizadores do “Carnaval da Saudade” em assumir a organização em 2015, a prefeitura de Leopoldina ficará totalmente responsável pela realização da folia na praça Gama Cerqueira, a popular “Praça do Urubu”. A animação deve mais uma vez ficar por conta do grupo “Nó na Madeira” e convidados.

Organização geral do carnaval

2015 será o primeiro carnaval realizado em parceria entre a prefeitura e a LIESCOS – Liga Independente das Escolas e Blocos Carnavalescos de Leopoldina. Com pouco tempo de existência, a LIESCOS ainda está dependente da subvenção destinada pelo município para repasse às agremiações Em reunião entre a secretária de turismo  Jussara Thomás, Wendel Nogueira e LIESCOS na sede do Cutubas no dia 23 de dezembro último, carnavalescos demonstraram descontentamento com o valor de cerca de 35 mil Reais (ainda não oficial),aventado pela prefeitura para subvenção às agremiações.  Seria mais ou menos o preço cobrado por uma banda contratada para show na praça General Osório.  A LIESCOS estipula gastos em torno de 80 mil reais, divididos para cerca de 14 agremiações.

Volta das disputas

Se quanto a valores ainda não se chegou a um acordo, um ponto é quase consenso, a necessidade da volta das disputas entre as agremiações. Pelo pouco tempo para organização, é praticamente certo que todas desfilarão na categoria bloco. Os blocos que não quiserem participar da disputa poderão desfilar normalmente, mas a princípio, receberão subvenção menor.

Bão Igual Bosta

O bloco caricato Bão Igual Bosta, confirma seu desfile no final da tarde de terça feira gorda. Saindo de um ponto qualquer do bairro Pirineus, desce o morro por volta das 17:00h e percorre ruas do centro, sem roteiro pré-determinado. Com figuras muito engraçadas, bateria e bonecos gigantes, o bloco vem crescendo ano a ano e mantendo o caráter democrático: “ Todo mundo manda e ninguém obedece.”

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »