09/01/2015 às 16h45min - Atualizada em 09/01/2015 às 16h45min

Racionamento d’água volta a ser realidade em Recreio

O racionamento na cidade retornou nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, durante os sete dias da semana, no horário de 18h às 6h, sem previsão de término.

Manancial que abastece Recreio.

A falta de chuvas constantes, o consumo excessivo neste período mais quente e os desperdícios de água acarretaram na implantação do sistema de racionamento no abastecimento às residências, pela segunda vez, em menos de três meses por toda a cidade de Recreio.

No mês de outubro, o longo período de estiagem, já tinha obrigado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” a adotar a medida pela primeira vez, implantada durante uma semana.

O município de Recreio conta com apenas um manancial, localizado na Serra das Virgens, a aproximadamente 2 km da área urbana, para captação da água, que por meio de tubulações chega até a Estação de Tratamento de Água “ETA”, ali é tratada e em seguida encaminhada para as mais de 3.500 mil residências.

Neste momento, segundo o diretor do SAAE, João Alcides Campos Ferreira, “já está sendo necessário fazer a captação de uma fonte alternativa, através de uma bomba, localizada no Córrego dos Monos, próximo a Estação, pois, só o manancial não está sendo o suficiente para abastecer a unidade de tratamento”.

O racionamento na cidade retornou nesta sexta, dia 9 de janeiro, durante os sete dias da semana, no horário de 18h às 6h, sem previsão de término.

 

Área de proteção permanente do manancial foi reflorestada

Em dezembro, o projeto “Reflorestamento Já! Eu Apoio!”, idealizado pela Prefeitura Municipal e o SAAE com apoio do Instituto Estadual de Florestas – IEF/Leopoldina plantou mais de 80 mudas na área de proteção permanente “APP” do manancial. O local reflorestado, à margem esquerda do manancial, com mais de 1.500 m2, foi cedido pelo proprietário da Fazenda Ribeirão, Gilson Pereira, parceiro do projeto.

“Reflorestamos esta área com espécies nativas e frutíferas, pois no futuro, bem próximo, as árvores plantadas irão proteger as cabeceiras, o curso do córrego e o volume de água. Neste sentido o nosso projeto de recomposição deste local será importante para a manutenção da biodiversidade e a preservação do recurso hídrico”, explicou o Prefeito Ônio Fialho Miranda.

Além do reflorestamento na APP a atividade pioneira em Recreio plantou mudas na área verde da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos, no distrito de Conceição da Boa Vista e esta semana em frente à sede do SAAE doou mais de 50 árvores e pacotes com sementes para a população.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »