18/01/2015 às 13h15min - Atualizada em 19/01/2015 às 16h51min

Ferrugem, vandalismo e abandono destroem chafariz do Pirineus

Luciano Baía Meneghite
O chafariz mutilado, corroido pela ferrugem e servindo de lixeira. ( Foto: Luciano Baía Meneghite )

Mais de uma vez publicamos apelos no jornal Leopoldinense visando à recuperação do chafariz da Praça Alípio Assunção no bairro Pirineus. A antiga peça de metal pode não ter grande valor artístico, mas sim sentimental para grande parte da população.

  Instalado pelo município no início do século XX para fornecer água aos moradores do alto dos Pirineus, o chafariz em formato de hidrante, faz parte da história de muitas famílias. Muitas lavadeiras tiravam seu sustento usando a água daquele local.  Na década de 70, o chafariz foi retirado da praça, mas retornou em 1989, após as obras de asfaltamento no governo Márcio Freire. Vítima de vandalismo e falta de manutenção, sofre há anos com a ferrugem que vem corroendo-o. A parte superior desapareceu e ninguém se dispõe a recuperá-lo.A verdade é que todas as cinco praças do bairro se encontram completamente abandonadas.

Pode parecer que estamos sonhando alto para os padrões de Leopoldina, mas imaginamos  recuperação da praça, com a instalação junto ao chafariz de uma estátua de uma lavadeira. Uma obra de bom gosto a valorizar o bairro e as pessoas simples que nele viveram. Sonhar não custa.

 Praça Alípio Assunção, a popular "Praça do Chafariz". ( Foto: Luciano Baía Meneghite )


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »