30/01/2015 às 10h28min - Atualizada em 30/01/2015 às 10h28min

Estágio une teoria à pratica e contribui para a formação profissional do estudante

Se você é aluno do IF Muriaé e está pensando em começar um estágio, procure a Coordenação de Extensão e Integração Câmpus Empresa (CEICE).

IF Muriaé.(Foto de Silvan Alves)

Estágio é uma palavra bastante comum no vocabulário da maior parte dos estudantes de nível superior ou técnico. Mas, afinal, o que é o estágio? O que se pretende com ele? Que lei o regulamenta? Qual é a importância da prática para a formação dos estudantes?

Conforme o artigo 1º da lei 11.788, conhecida como lei do estágio, a prática trata-se de um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Ainda segundo a lei, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. A prática visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

“É no estágio que o discente tem contato com o mundo do trabalho relacionado à profissão que escolheu. É o momento para confrontar o dilema de todo aluno: a relação teoria e prática”. É o que afirma o coordenador do curso de graduação em Administração e do curso técnico em Administração na modalidade de Educação a Distância, Sandro Feu de Souza. Por esse motivo, Souza considera o estágio como uma atividade imprescindível para a vida acadêmica e, principalmente, profissional.

Mateus Miranda, aluno do curso de Agroecologia, concorda com a importância do estágio. Para ele, além de uma vivência na sua área, os dois estágios que fez lhe proporcionaram a experiência do trabalho em equipe, o que o estudante acredita  ser requisito indispensável na vida profissional.

Se você é aluno do IF Muriaé e está pensando em começar um estágio, procure a Coordenação de Extensão e Integração Câmpus Empresa (CEICE). A coordenadora, Mariana Silva de Paiva, lembra que o estágio é obrigatório e que o momento certo para estagiar está determinado no projeto pedagógico de cada curso. Além disso, a coordenadora reitera a importância do estágio, que, segundo ela, é  uma oportunidade para que o aluno vivencie a rotina de uma instituição e dos profissionais que atuam na área em que ele pretende se formar.

 

Fonte: Fernanda Coelho - jornalista IF Muriaé


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »