02/02/2015 às 07h38min - Atualizada em 02/02/2015 às 07h38min

Deputados tomam posse e 18ª Legislatura é instalada

Os 77 parlamentares eleitos em 2014 vão compor a Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos próximos quatro anos.

Ainda durante a solenidade de posse dos deputados, foi instalada a 18ª Legislatura da ALMG e sua 1ª sessão legislativa ordinária - Foto: Sarah Torres

“Prometo defender e cumprir as constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro”. Com a leitura do compromisso de posse feita pelo deputado mais idoso, Hely Tarqüínio (PV), os 77 deputados mineiros diplomados reafirmaram, na tarde deste domingo (1º/2/15), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o compromisso de compor o Parlamento mineiro nos próximos quatro anos (2015-2019). Ainda durante a reunião preparatória de Plenário, foi instalada a 18ª Legislatura da ALMG e sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária.

Acompanhada por centenas de pessoas na ALMG, a solenidade contou com a presença do vice-governador Antônio Andrade (PMDB), do 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Fernando Caldeira Brant, e de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos familiares dos parlamentares.

A reunião foi presidida pelo deputado Hely Tarqüínio, que convidou os deputados Paulo Guedes (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) para atuarem como 1º e 2º-secretários. Em seguida, houve a entrada das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, conduzidas por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e a execução do Hino Nacional pela cantora Titane, com o violonista Rogério Delayon.

Após a leitura e a assinatura do compromisso de posse, feita primeiro pelo deputado Hely Tarqüínio, cada parlamentar eleito em 2014 e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi chamado individualmente pelo 1º-secretário Paulo Guedes para assinar o termo de posse e prestar o juramento constitucional. Quando cumpriram essa etapa, o presidente declarou todos os parlamentares empossados e anunciou a instalação oficial da 18ª Legislatura e de sua primeira sessão legislativa ordinária (cada um dos quatro anos da Legislatura).

Ao final da reunião, os parlamentares e seus convidados foram conduzidos para o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira para receberem os cumprimentos. Eles ainda retornam na tarde deste domingo (1°/2) ao Plenário para a eleição da Mesa da ALMG para o 1º biênio (2015-2017), que terá, pela primeira vez, uma eleição aberta.


Leia matéria na íntegra no Portal ALMG.

Deputados elegem nova Mesa para biênio 2015-2017

Chapa única encabeçada pelo deputado Adalclever Lopes foi eleita por unanimidade.

Por unanimidade, os deputados da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeram, neste domingo (1º/2/15), no Plenário, a Mesa para o biênio 2015-2017. O novo presidente da Casa é o deputado Adalclever Lopes (PMDB). Pela primeira vez na história, a Mesa da ALMG foi eleita pelo voto aberto, registrado no painel eletrônico. Todos os deputados votaram sim para os sete cargos, excetuando-se os deputados que presidiram a reunião - Hely Tarqüínio (PV) e Bonifácio Mourão (PSDB), os mais velhos entre os parlamentares.

Fruto de consenso dos deputados, foi apresentada chapa única. Assim, além do presidente Adalclever Lopes, foram confirmados os demais integrantes da Mesa. Como 1º vice-presidente, o escolhido foi Hely Tarqüínio (PV); o 2º vice-presidente, Lafayette de Andrada (PSDB); e o 3º vice-presidente, Braulio Braz (PTB). O deputado Ulysses Gomes (PT) é o 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Doutor Wilson Batista (PSD) foram eleitos, respectivamente, 2º e 3º secretários.

Leia matéria na íntegra.

Presidente da ALMG reafirma independência do Legislativo

Nesta segunda-feira (2), nova Mesa da Assembleia vai se reunir para planejar atuação nos próximos dois anos.

Após ser empossado, neste domingo (1°/2/15), como presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2015-2017, o deputado Adalclever Lopes (PMDB) se comprometeu a dirigir o Parlamento mineiro com independência, mas buscando a construção de uma parceria permanente com o Poder Executivo. Em entrevista coletiva, o novo presidente da ALMG também anunciou que, na primeira reunião da Mesa, a ser realizada nesta segunda-feira (2), às 14 horas, serão definidas as linhas de atuação para os próximos dois anos.

O presidente da Assembleia esclareceu que a mediação entre os parlamentares da base do governo e da oposição será pautada pelo Regimento Interno, que estabelece regras para a condução dos trabalhos legislativos. “Todos terão espaço para apresentar suas propostas e posicionamentos”, ressaltou Adalclever Lopes. Segundo ele, acima das diferenças “está o compromisso com o povo de Minas”.

Em relação ao Orçamento do Estado, o presidente afirmou que a análise da proposição depende do Poder Executivo. Segundo ele, a Casa vai aguardar o recebimento de um novo projeto de lei orçamentária pelo governador Fernando Pimentel. De acordo com o deputado, os parlamentares sabem da importância dessa matéria e não vão medir esforços para tratá-la como prioridade.

Durante a solenidade de posse dos 77 deputados, o vice-governador Antônio Andrade fez a leitura de mensagem governamental contendo o balanço referente ao quarto ano do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015. O documento foi recebido, antes da eleição da Mesa, pelo presidente da ALMG em exercício, deputado Hely Tarqüínio (PV). O presidente Adalclever Lopes afirmou que, depois de se reunir nesta segunda-feira (2) com o demais membros da Mesa, vai analisar o texto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »